Questão de tamanho!
Em busca de materias interessantes para a composição do site, eis que me surge esta, resultado do primeiro teste de equipamento da revista Boardseeker Magazine em 2008. Apesar de antiga, é uma matéria que traz muita dica interessante para quem está à procura de sua prancha ideal!
O teste trata de uma das mais populares categorias de pranchas de windsurf do Mercado: Pranchas de 120 litros Freeride. Espero que tirem proveito das próximas linhas.
Em muitos esportes, “Freeride” é o produto que genericamente faz tudo. Diga porém freeride a um windsurfista e ele quase certo irá pensar em pranchas de 100-150 litros de volume, desenhada para planar cedo, fácil de dar o jibe, razoavelmente rápida e com o foco em águas mais lisas (sem ondas) e velejadores de nível intermediário.
Com isto em mente, foi interessante descobrir a extensão e variedade das diferentes freeride existentes no mercado. Por um lado, temos pranchas capazes de vencer competições de slalom, por outro, pranchas ideias para iniciantes em wave.
Cada prancha tem uma ênfase diferente, com algumas mais focadas a funções específicas que outras. Algumas desenhadas para velejadores avançados, velocidade, manobrabilidade, etc… A chave de tudo está em identificar a prancha ideal para sua necessidade
Antigamente era simples. Uma prancha era escolhida por seu comprimento. Então a importancia do volume da prancha foi reconhecido e a enfase foi trocada. Nos ultimos anos, passou a existir uma movimentação em dimensionamento de pranchas por sua largura. Seria justo dizer que no final a coisa acaba meio que se confundindo.
Então, segue aqui um pouco de teoria, na minha opinião com informações muito importantes e que me levaram a publicar a materia: O tamanho “utilizavel” de uma prancha muda conforme estiver planando ou não.
Sem estar planando, o tamanho da prancha é determinado por seu volume. Este é o peso que pode ser sustentado (boiando) por uma prancha. Uma prancha de 120 litros irá suportar no limite 120Kg de peso (aqui incluindo o peso da própria prancha, rig completo e velejador). Então, se você pesa 80Kg e o peso de sua prancha e rig é 20Kg, você irá necessitar de uma prancha de 100 litros para boiar. Uma prancha de 120 litros lhe dará 20 litros de volume positivo. Se você veleja bastante tempo fora do planeio, a recomendação é volume positivo entre 20 a 30 litros.
Planando, o tamanho da prancha é uma resultante de;
- A area de planeio (a parte em contato com a agua)
- A velocidade de deslocamento de sua prancha (quanto mais velocidade, maior a sensação de tamanho da prancha)
- O ângulo que a prancha está se deslocando na água (quanto mais alto o bico da prancha, mais a prancha sairá da água e maior o tamanho que você sentirá nela).
Então, resumindo, qualquer medida de tamanho, como comprimento, volume, largura, etc…, nada mais será que um indicador, pois é impossível calcular o resultado dos 03 fatores acima a todo instante. A recomendação é ter atenção ao volume, especialmente se seu velejo apresenta tempos sem planeio e você ainda precisa levantar a vela no puxão. Em seguida verifique cuidadosamente as recomendações de vela para a prancha escolhida.
Isto lhe dará uma melhor ideia de como a prancha irá se adaptar ao seu quiver (conjunto de rigs (mastro, vela e retranca) de que voce dispõe). De forma geral, as recomendações de vela feitas para cada uma das diferentes pranchas são bastante acertadas.
Por que comprar uma prancha de 120 litros?
Para muitas marcas, esta é a prancha mais vendida entre suas opções. E não é surpresa. Existe provavelmente um range maior nesta faixa de volume que em qualquer outra no mercado. Geralmente podem ser usadas com velas de 5.5 a 8.0 e são interessantes para qualquer velejador de nível iniciante no jibe a velejador avançado.
Para velejadores avançados, são pranchas divertidas e que proporcionam grandes momentos e velocidade, quando combinadas com velas grandes e ventos fracos. Para iniciantes (de peso moderado), uma prancha de 120 litros seria uma sabia escolha para progredir no uso das alças, trapézio e planeio.
Não se recomenda este volume de prancha a velejadores que ainda não tem noção no uso do trapézio e pés nas alças. Neste caso, você irá necessitar de uma prancha maior.
Mesmo que voce já esteja bem iniciado no uso do trapezio e alças, não caia na tentação de volumes muito menores. Velejadores de peso médio ainda serão capazes de utilizar este tipo de prancha em ventos fracos (até 10 nós) para praticar tacks e jibes (sem planar), o que é bastante proveitoso se você quiser sempre avançar em seu velejo. Uma prancha menor não permitiria este tipo de pratica.
Fonte: http://www.boardseekermag.com/gear-reviews/120-litre-freeride-boards-2008
Bons ventos a todos,
Carlos
PS: Minha prancha possui 120 litros!
Comentários