Picos de Wind – Jericoacoara/CE

 

Esse é o terceiro pico que eu gostaria de compartilhar. A praia de Jericoacoara fica no município de Jijoca de Jericoacoara no Ceará a uns 300 Km de Fortaleza.

 

Jericoacoara é um dos points mais conhecidos de windsurf no Brasil e no mundo (pode pesquisar…). Quem gosta de windsurf, tem que passar pelo menos uma vez por aquelas bandas.

 

""

 

Para chegar lá, você terá que ir até Fortaleza e arranjar um transfer até Jeri. São mais ou menos 4 horas de viagem de carro. O carro tem que ser 4×4, pois para entrar em Jericoacoara é necessário passar pelas dunas e praias (leve um lanche ou frutas para a viagem).

É necessário levar algum dinheiro vivo no bolso (para os pequenos gastos), pois não existem bancos em Jeri. O banco mais próximo, fica na cidade de Jijoca a mais de 20 km de distância.

 

""

 

É longe, mas vale a pena!

 

Se você não tem certeza sobre isto, aí vão algumas razões para ir até lá:

  • Venta o ano todo. De Agosto até Janeiro, a probabilidade de ter ventos acima de Grau 4 (Beaufort) é de mais de 90%. Portanto prepare as luvas de velejo;

 

""

 

  • É o local de treino de muitos windsurfistas de nível mundial. Muitos deles vão até lá para dar aulas avançadas (chamadas clínicas);
  • Longe das aglomerações. Não é para o turista comum. É sossegado e não existem roubos/arrastões ou qualquer outra ameaça a sua tranquilidade;
  • Apesar de estar longe dos lugares comuns do turista médio, possui uma excelente comida e vida noturna, com vários restaurantes com comida internacional;
  • Dá para praticar Windsurf, Kitesurf e Sup; A praia de Preá (20 min de Jeri) é bastante famosa entre os Kitesurfistas.
  • O pôr-do-sol mais bonito do mundo (foto abaixo)
  • Se vocé é do windsurf, ótimo, pois os kites são proibidos na praia principal!!!

 

""

 

O pôr-do-sol é assim todos os dias!!!

 

""

 

 Aqui Kite não entra..

 

O vento predominante é off shore da direita para esquerda e o lugar é indicado para níveis intermediários para cima, slalom, introdução ao wave e freestyle.

Para um cara grande como eu (1,92, 100Kgs), a maior vela com que eu consegui andar foi a 5,7m². O vento é forte mesmo.

Não faltam opções para ficar e para alugar equipamentos e ter aulas de windsurf.

 

Eu recomendo a Vila Kalango (www.vilakalango.com.br), que é uma pousada bem estabelecida, próximo à duna por do sol, no estilo rústico, com um atendimento perfeito (já fiquei duas vezes lá).

 

""

 

Além disto, ainda tem uma guarderia/escola de windsurf no jardim, onde você pode alugar o equipamento, guardar o seu ou ter aulas com os locais – Tico Wind Jeri (www.ticowindjeri.com), conforme foto abaixo.

 

""

 

Outro ponto alto neste local é com relação à família. Se a turma vai junto, existem muitas opções para a diversão da família, enquanto você está na água, aproveitando todo este vento!!! Dá para fazer uma visita ao Beach Park em Fortaleza, na ida ou vinda de Jeri, aproveitando que você está no Ceará (sinceramente, acho que um dia no Beach Park já é o suficiente…).

 

Todos os finais de tarde, acontece o “ritual” do pôr-do-sol: A maioria das pessoas vai até a “duna pôr-do-sol” para ver um dos mais bonitos pores-do-sol do planeta. Assim que o sol desaparece todos batem palmas.

 

""

 

Última curiosidade: Quando estamos em Jeri, parece que estamos fora do país. O que menos tem por lá é brasileiro… Muito italiano, francês e inglês por aquelas bandas.

 

É isso aí!

 

Bons ventos,

 

Guilherme Loponte

  

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.