Hidrofoil AFS-1
Inovação, pura performance, sensações, equilibrio, magica…
Palavras fortes: Porém não são suficientes para descrever as sensações do velejador, quando literalmente voa acima da água, a velocidade próxima a 3 vezes a do vento, partindo de 7 nós. Anos de testes e desenvolvimento possibilitaram a apresentação de um equipamento progressivo, que possibilitará a você aprender e viver sensações únicas.
O que é Hydrofoil Windsurfing (Windsurf com hidrofolio)? É uma maneira diferente de expressar-se na água. É velejar acima da água, com diferentes referencias, diferentes posicionamento de pés e um totalmente novo brinquedo. É um jogo de concentração e equilíbrio.
Para quem se aplica? O AFS-1 pode ser manuseado por qualquer windsurfista experiente que saiba como fazer um equipamento standard planar rapidamente e tenha um muito bom domínio do jibe. Ainda, deve ter a mente aberta para colocar tempo em aprender como “foiling” (planar no hidrofolio) passo a passo.
Como? A prancha AFS-1 é um conceito “progressivo”. Seu volume de 112 litros permite planar rapidamente, e uma vez planando, existe uma tensão muito pequena do rig nos braços. Concentração, antecipação e equilíbrio entre a posição dos pés são a chave para o prazer.
Conceito:
– A prancha AFS-1 possui uma abertura-janela no bico, que ajuda alcançar a velocidade máxima no planeio “foiling” sem permitir que o vento retire seu equilíbrio. Prancha construída em Full K Carbon. Comprimento: 238cm, largura: 67cm, volume: 112 litros e peso: 6.5 kg.
– O Hidrofolio é um concentrado das ultimas tecnologias de compósitos, manufaturado naat « Florian Madec Composite », especialista em iates high-tech e produtos aeronáuticos. Peso 3Kg.
Materia extraida de http://www.ahd-boards.com/models/afs-1/en
Ok, windsurf com hidrofolio parece legal e a pergunta obvia é: Qual o real potencial de velocidade? A superfície reduzida do hidrofolio deveria em teoria permitir altas velocidades, porém o vídeo AHD AFS-1 (ver link do vídeo no final) parece focar em velocidade com ventos fracos. Algumas paginas da web mencionam Power bastante reduzido na vela enquanto o equipamento estiver planando no hidrofolio, também indicando grande potencial.
Entretanto, existe um problema potencial com este conceito. Num equipamento de windsurf convencional, é possível aumentar a velocidade reduzindo a linha d’água e a superfície em contato com a água. Uma prancha de Fórmula em alta velocidade, irá planar com muita frequência somente na quilha. Sim, pranchas dedicadas a speed são muito estreitas também, mas mesmo pranchas de slalom mais largas e modernas são capazes de alcançar altas velocidades. Para os windsurf com hidrofolio vistos até o momento existe um problema: O hidrofolio está completamente submerso na água e não é possível realizar a redução da superfície de contato. Se o hidrofolio dá sustentação suficiente para planar com 15 nós, irá muito provavelmente gerar muito arrasto ou lift aos 50 nós.
Segue uma proposta simples para solucionar: um multi-hidrofolio, com talvez 2 a 4 hidrofolios em diferentes niveis de profundidade.
Em velocidades baixas, todos as asas estarão mergulhadas e gerando lift (sustentação). A velocidades mais altas, ao mesmo tempo que a prancha sai da água, as asas mais altas podem sucessivamente ir saindo da água e permitindo assim velocidades ainda mais altas, algo parecido com as marchas de um carro.
A hidrodinâmica de um conceito deste tipo não é nada trivial, mas tem potencial. Talvez daqui a uns 5 anos o recorde de velocidade na água será de um windsurf ao invés de um kite 🙂
Quer ver um hidrofolio em ação? Acesse o vídeo:
http://boardsurfr.blogspot.com.br/2010/12/foil-speedsurfing.html. A segunda parte da matéria veio também deste link.
Esta matéria nos foi enviada pelo grande amigo Valdez.
Bons ventos a todos, de preferência ventos fortes pro uso da quilha convencional, rsrsrs…
Carlos Jürgens
Comentários