North – Tecnologia de Mastros

Chegou em minhas mãos recentemente o catalogo 2013 da North Sails e da Fanatic. Belas velas. Belas pranchas. De babar. Mas o que me chamou realmente a atenção foi a parte tecnica sobre mastros. Novamente (a exemplo da Ezzy), procurei não fazer propaganda da marca, mas sim evidenciar as partes interessantes que importam para conhecimento geral.

Voce sabia que existem diferentes qualidades de fibra de carbono, independente do percentual utilizado? O critério essencial na fibra de carbono utilizada em mastros de windsurf é a capacidade de alongamento da fibra quando o mastro se curva. Este alongamento é medido através da tração durante o curvamento até o momento da quebra.

Para um mastro de windsurf isto significa: Quanto maior a capacidade de alongamento da fibra de carbono na curvatura, mais rapida será a resposta traduzida em velocidade de sua vela e prancha (quase como potencia de um motor de carro) e maior será a resistencia à quebra.

Fibras de carbono são disponibilizadas com valores na capacidade de alongamento na curvatura entre T300 e T1000, sendo que T1000 é 10 vezes mais caro que o T300.

Os mastros mais economicos vendidos no mercado utilizam carbono do tipo T300-400. Esta capacidade de alongamento é somente um pouco superior à fibra de vidro e por esta razão é utilizada somente em mastros baratos com baixos percentuais de carbono.

80% dos fabricantes de mastros de windsurf utilizam atualmente T400-500 na construção de seus mastros top de linha. A North Sails utiliza T600 em seus mastros Red (35%) e Silver (55%), T700 para os mastros Gold (75%) e Platinum (100%) e T800 para os Platinum Aero com 30% de redução no conteudo de resina.

Clique na imagem abaixo da materia. A mesma irá abrir em tamanho maior e nela será possível verificar o que estes numeros querem dizer em termos de durabilidade do mastro (virtualmente inquebrável). Uma grande vantagem no uso de carbono de alta qualidade é que se torna possível a redução da quantidade de resina, e isto resulta em mastros extremamente leves sem a consequente perda de durabilidade dos concorrentes.

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Em 2013 a North Sails aprimorou alguns detalhes e qualidade, particularmente no refinamento da curvatura de flexão do mastro e resistencia à quebra. Na realidade estas melhorias forma resultado direto da implementação de um equipamento para teste de mastro eletronicamente controlado, que fornece resultados mais precisos que o antigo analogico.

O indice padrão utilizado (IMCS) para medir a curvatura de mastros já possui 30 anos desde sua criação. As famílias características de tipos de curvatura: Topo flexivel, Topo duro e Curvatura constante são muito vagas e imprecisas para velas modernas de alta performance. Com a introdução do novo sistema hidraulico de medição com tecnologia de controle digital (combinação de alongamento na curvatura e ponto de quebra), agora é possível ajustar o alongamento da curva em toda a extensão do mastro e encontrar meio de aumentar a resistencia do mesmo nos pontos criticos.

Graças a esta nova tecnologia, foi possível à North analisar também os mastros dos concorrentes. Isto permite a eles afirmar com certeza quanto bem um mastro North Sails vai se comportar com velas de outras marcas ou quais mastros de outras marcas irão funcionar bem com velas North:

Mastros e velas North Sails compatíveis: Aerotech, Ezzy, Goya, Hot Sails, KA Sails, Loft Sails, Sail Works, Simmer e XO Sails.

Mastros e Velas North Sails parcialmente compatíveis (com aprox. 30-40% de perda de performance): Gun Sails e Point 7.

Mastros e velas North Sails incompatíveis: Topo duro: Gaastra, Maui Sails, Naish Sails e Severne. Topo flexível: Tushingham e Neilpryde.

Apenas complementando, todo mastro North Sails vem com uma camada protetiva chamada POLY.SHIELD (Red e Silver somente na inferior). Este material também usado na base de esquis e snowboards, tem uma capacidade superior de resistencia à abrasão. Fibra de carbono é muito rígida mas não particularmente resistente ao atrito, especialmente nos pontos de fixação da retranca e de contato dos cambers. Esta cobertura significa literalmente adeus ao desgaste, riscos ou danos à fibra de carbono.

A importancia do mastro é na maioria das vezes extremamente subestimada. Na realidade o mastro é o motor do rig. Ou em outras palavras, um chassi Ferrari com um motor VW do New Beattle nunca será realmente rápida!

Bons Ventos a todos,

Carlos Jürgens

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