Compatibilidade Mastro x Vela

Gostaria de começar esta matéria com a ultima frase da matéria passada sobre os mastros North Sails: A importancia do mastro é na maioria das vezes extremamente subestimada. Na realidade o mastro é o motor do rig. Ou em outras palavras, um chassi Ferrari com um motor VW do New Beattle nunca será realmente rápida!

Para ser bem honesto, quando iniciei no windsurf não tinha a menor noção disto. Comprava minha vela usadinha e montava no mastro que tinha disponivel. E não penso que a compatibilidade ou não entre os equipamentos tivesse naquele momento de minha evolução muita importancia.

Logico, provavelmente fazia mais força do que seria necessário caso estivesse usando o par casado, ou então tive mais dificuldades para aprender as manobras tipicas da evolução para sair do iniciante para o intermediario, mas sobrevivi.

Foi somente quando os mais experientes do grupo começaram a chegar em sua maioria com velas North Sails que percebi o uso de mastros da mesma marca.

Quando comprei minha primeira North (Ram F10) também usada, foi que pela primeira vez, antes de fechar a compra, fiz questão de montá-la com meu mastro Neilpryde X-6 e verificar se seria possível ou não sua combinação. Funcionou. Hoje sei que o resultado foi de aprox. 70% mas funcionou. E não precisei gastar a grana extra pra mais um mastro.

Cito ainda um segundo exemplo: Conversando na semana passada com o Rolfinho, ele me disse que tanto ele como o Wilmar tinham velas Naish Amp 6.5. O Wilmar vivia reclamando da sua e o Rolfinho não queria outra vela, então por sugestão do Rolfinho, o Wilmar trocou de mastro. Resultado: Mudou completamente a performance da vela e o Wilmar passou a gostar dela.

Aí vem a pergunta do que voce quer de seu material, qual seu nível técnico atual e onde voce espera chegar.

Na imagem abaixo, pode ser vista uma tabela de compatibilidade mastro x vela entre os diversos fabricantes. Como mencionei acima, se fosse seguir exatamente a tabela, vela North com mastro NP não funciona 100%, mas a pratica não foi bem assim. Mas a tabela vale como orientação e na pior das hipoteses poderá ajudar na escolha de seu novo material de wind.

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Nota importante: Ainda do site da North Sails – Como regra, é feita uma distinção entre o mastro SDM (diametro grosso – standard) e o cada vez mais popular RDM (diametro reduzido). Muito poucas pessoas sabem que mastros RDM somente fazem sentido em comprimentos até 430cm, porque os mesmos apresentam uma reação de muita flexibilidade em função de seu corte transversal reduzido no diametro.

Por esta razão, eles são primariamente aplicados para velas de wave e freestyle sendo que sua vantagem é a facilidade em segurá-lo durante as manobras.

Velas grandes, orientadas para performance e velocidade, necessitam de mastros mais rigidos com a flexibilidade dos mesmos mais direcionada para o shape da vela. Esta característica faz com que mastros SDM sejam os mais aplicados, alcançando assim a rigidez necessária para a função.

Bons Ventos a todos,

Carlos Jürgens

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