RS:X – Classe Olimpica de Windsurf
A RS:X surgiu como resultado de um acordo bem-sucedido da NeilPryde no fornecimento de um equipamento one design de windsurf, para os Jogos Olimpicos de 2008 na China. A classe RS:X foi projetada em 2004 e entrou em produção em 2005.
O design da RS:X contempla um rig de alta tecnologia com mastro e retranca de carbono. A prancha em estilo largo, combina características de design de pranchas modernas com uma bolina central, que permite aos competidores velejar em praticamente qualquer condição de vento, de 3 a 30 knots. Significa dizer que a RS:X é sempre uma classe dinâmica e versátil para ser observada, e as competições são sempre acirradas, excitantes e visualmente apelativas.
A RS:X inicia a planar com ventos na faixa dos 8 a 10 knots. Desenvolvida para no planeio oferecer a performance das Fórmula Windsurf, precisa ainda ter um bom desempenho em condição de deslocamento, sem planar e com ventos fracos. A prancha oferece um grande potencial para regatas olímpicas e de qualificação: finais com ventos fracos, entrada em águas abrigadas de portos, regatas em condições variadas de água e vento.
A prancha possui 286cm de comprimento, 93cm de largura, volume de 220 litros com 15,5Kg. É fabricada em um sanduiche de carbono, quilha com encaixe Deep Tuttle de 660mm para homens e 600mm para mulheres e youth (jovens). Bolina central de 770mm deve estar sempre instalada na prancha durante as regatas.
Duas medidas de vela são utilizadas pelos competidores. Homens velejam de 9,5m² (mastro 5,20m) enquanto mulheres e youth utilizam 8,5 (mastro 4,90m). Velas de 7 talas e 2 cambers. Peso total do conjunto do rig não pode ser inferior a 17,2Kg.
Velas, rig e prancha foram projetados em conjunto para garantir alto nível e sinergia no desempenho. O equipamento é standard e igual para todos. O atleta é quem faz a diferença.
A RS:X é a classe de vela mais acessível (aqui leia-se barata) nos jogos olímpicos. E como todo equipamento de windsurf, oferece também a vantagem de ser facilmente transportável, permitindo assim competições internacionais com o mínimo de despesas.
A primeira competição internacional (inaugural) da classe RS:X foi realizada no lago de Garda na Italia em setembro de 2006 e contou com 244 competidores. Mais de 3.000 conjuntos de equipamento foram vendidos desde o início da produção em 2005, para competidores em mais de 50 países e em 6 continentes.
A classe RS:X lançou recentemente o programa de treinamento RS:X Reach-4-The-Top, para ajudar Federações de Vela Nacionais, atletas, técnicos e Corpo Tecnico de juízes a receberem mais conhecimento e experiência. A classe organiza ativamente clinicas e campos de treinamento pelo mundo.
Fonte: www.rsxclass.com/rsx-class-2/ e www.neilpryde.com/sail/racing/rsx/overview.html
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários