Top 3 Erros na Montagem da Vela

 

Windsurf é um esporte muito tecnico. Penso que seja um dos esportes mais difíceis no mundo para aprender (windsurf em alto nivel), entretanto, no momento em que voce conseguir planar pela primeira vez, der o primeiro pulo, voce já estará totalmente envolvido por ele! Segue em seguida o que na minha opinião são os 03 mais importantes erros na montagem e ajuste de velas que tenho visto pelas praias.


 

1. Este mastro irá funcionar com minha vela?

 

Esta é uma pergunta que me fazem com frequencia. Minha resposta é normalmente “Claro que sim, mas sabão em pó funciona na máquina de lavar louça, ou gasolina comum funciona em motor de avião, ou ainda uma roda de 18” pode ser montada num Fiat Uno?” Entenderam o ponto? Sim, irá funcionar, mas não 100%. Por qual razão voce coloca tanto dinheiro numa vela nova e não instala o mastro correto? Os projetistas de cada fabricante de vela, gastam muito tempo acertando ajustes milimétricos e ainda mais tempo testando cada um destes ajustes, para trazer a você a melhor vela possível para determinado mastro.

Inclusive alguns fabricantes (ex: Ezzy) gastam inúmeras horas se certificando que suas velas funcionam com a maior quantidade e variedade possível de mastros. Algumas inclusive que possuem cambers, são fornecidas com 03 conjuntos de cambers para ter certeza de que irão funcionar da melhor maneira possível no mastro que você tiver disponível. Entretanto, com toda certeza a melhor resposta do conjunto é quando utilizando o mastro do próprio fabricante. É nesta condição que se encontra a maior diversão e facilidade de uso que o conjunto pode proporcionar.

 

Nota pessoal: Sabemos que nem todos que iniciam no esporte podem se dar ao luxo de comprar uma vela nova, e muito menos o mastro especifico para ela, mas existem alguns cuidados básicos que se podem observar. Já foi tratado em matéria especifica, que basicamente existem 02 tipos de mastros. Os de curvatura constante e os de topo rígido. Importante é pelo menos não misturar estas características. Basicamente são 4 os fabricantes de velas que utilizam o mastro de topo rígido: Naish, Maui, Severne e Gaastra. Na pratica o que significa isto? Se você tem um único mastro da Neylpride, por exemplo, na hora de comprar uma nova (ou usada) vela, procure não comprar das 4 marcas citadas acima. Por outro lado, se seu mastro for um Naish, procure necessariamente umas das 4 acima. Compreenderam a linha de raciocínio? O importante é não misturar as características, e principalmente em velas com cambers onde estes detalhes são mais notados.

 

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2. Vela não caçada o suficiente.

 

Acho que finalmente estamos saindo deste tempo no qual os velejadores não caçavam o suficiente suas velas na base. Sei que nem sempre é fácil caçar a vela até o ponto de ajuste ideal, mas com a chegada das roldanas nas velas, se tornou muito mais fácil faze-lo. E com alguns fabricantes imprimindo em suas velas os pontos ideais de ajuste mínimo, médio e maximo, se tornou ainda mais fácil o ajuste. Preste muita atenção nas recomendações de ajuste de seu fabricante de vela. Elas facilitam muito sua vida.

 

3. Caçar sua vela na retranca quando o vento aperta.

 

O vento está apertando e você não quer trocar sua vela. O que você faz? Vem pra praia e arroxa sua vela na base. Ao mesmo tempo que esta operação de sobre-caçar na base torna sua vela velejavel, faz também aumentar a bolsa e portanto sua profundidade. Logico, caçando na base aumenta a curvatura do mastro e em consequência a bolsa da vela. Esta operação faz dificultar o controle sobre-velado.

Quando o fabricante de uma vela indica “posição máxima”, é porque deve ser o maximo caçado. Minha regra neste momento é caçar a vela até o maximo indicado e em seguida ajustar o Power da vela caçando na retranca. Sobre tensionar uma vela na base pode ser a melhor forma de retirar o power de uma vela, entretanto pode não ser a melhor maneira de conseguir o melhor controle. Cace na retranca para cotrolar o Power de sua vela.

 

Nota pessoal: Caçando pouco na retranca, voce aumenta a profundidade da vela. Com uma bolsa maior, você terá mais Power para ventos fracos. Caçando o maximo na retranca, a vela irá esticar (chapar), diminuindo a bolsa a tornando controlável em ventos mais fortes.

 

Materia escrita por Kevin Pritchard em 30 de abril de 2014, extraída de  http://www.news.ezzy.com/top-3-windsurf-rigging-mistakes/

 

Bons Ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

  

 

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