Pranchas de Windsurf


Como escolher a prancha correta para suas necessidades?

 

Procurando por material de windsurf, especialmente por pranchas, por onde começar? Escolher a prancha correta é uma das coisas mais difíceis na montagem de uma material completo de windsurf (quiver).

Existem centenas de opções de muitas diferentes marcas, que facilmente fazem você perde a noção e o foco se não tomar algumas importantes decisões logo de início.

Para iniciar: Se você estiver comprando material novo ou superior a 2010, dificilmente poderá errar, pois após esta data não existem mais pranchas ruins em fabricação. Para anos anteriores, recomenda-se muita pesquisa e se possível um test-drive.

ENTRETANTO: Com esta infinidade de opções à escolha, é muito importante saber O QUE você espera de sua nova prancha e em quais condições você planeja utilizá-la.  

 

A prancha correta para a futura utilização/modalidade. Antes de mais nada, decida qual modalidade de windsurf você pretende utilizar esta nova prancha. Isto corta fora de cara uma fatia enorme da pilha.

Pranchas de windsurf são desenvolvidas e projetadas para modalidades especificas, então é sábio decidir se o que você procura é uma prancha para ondas, slalom, freestyle ou simplesmente freeride. Estas pranchas possuem detalhes em seu shape que as fazem otimizadas em sua modalidade, mas nem tanto nas demais.

Ter uma prancha bi-quilha para wave quando o que você realmente quer é slalom e velocidade, não trará os resultados que você espera. Então pense bem antes de iniciar a busca.

 

Para quais condições. Você sabe quais as futuras condições de utilização desta nova prancha? Caso souber, perfeito. Torna as coisas mais fáceis. Caso não saiba, inicie sua definição por este importante fator. Mas como decidir ou saber isto? Para uma resposta simples, olhe para os tamanhos de velas que você pretende utilizar nesta prancha. Sabendo isto, o passo seguinte é decidir pelo volume da prancha.

 

Qual o volume correto? Sabendo as condições, vamos agora escolher o volume. Ventos fracos ou velejador iniciante? Escolha uma prancha com maior volume. Para ventos mais fortes ou velejador mais experiente, você pode partir para volumes menores.

Este fator também dependerá dos tamanhos de velas a serem utilizadas. Novamente, velas menores, escolha por pranchas com menores volumes. Velas maiores, pranchas com mais volume.

Fácil dizer, mas o que efetivamente você deve escolher como volume? Uma prancha com mais volume pode utilizar velas menores em ventos fracos. Sim. Velejadores profissionais costumam utilizar este recurso para aperfeiçoar novas manobras de wave e Freestyle, pois velas menores são mais fáceis de manusear e controlar, e adicionalmente pranchas com maiores volumes dão a eles mais margem para erros.

Em geral: Para iniciantes, seu peso + 40 litros é um bom volume para sua nova prancha de windsurf .

Para velejador experiente: Peso corporal + 10 litros é seu volume ideal.

Nota pessoal: Com minha experiência, os dados acima são para shortboards. Para iniciantes realmente do básico, o ideal é prancha com bolina central retrátil e volumes praticamente no dobro do peso do velejador.

For a beginner: your bodyweight + 40 liters is a good amount of liters for your new windsurfing board. For an advanced windsurfer: your bodyweight + 10 liters is a good amount of liters for your new board.

 

Volume x Largura da prancha. Antigamente era tudo tão mais fácil… Definiu o volume? Perfeito, já tem a definição para sua nova prancha. Mas com as pranchas de todas as modalidades encolhendo no comprimento e ficando mais largas, estas regras mudaram e volume não é mais tão importante quanto era no passado.

Por exemplo, olhando para pranchas de wave, tome duas pranchas de 80 litros, uma com os tradicionais 55cm de largura e outra dentro das novas especificações com 57cm. Apesar do mesmo volume em litros, a mais larga irá transmitir uma sensação de prancha de 85 a 90 litros quando comparada com a de largura tradicional.

 

Qual construção? Dependendo de quanto você pretende gastar, o tipo de construção da prancha também irá ter papel importante:

Construções leves (carbono, wood) são menos duráveis, planam mais cedo em função de seu peso e são mais caras em função dos materiais utilizados.

Construções pesadas (epóxi) são mais duráveis, o que é muito importante se você ainda ocasionalmente deixa a vela escapar de suas mãos no velejo. São mais pesadas o que significa planar um pouco mais tarde comparada com as leves, mas representam menos $$$. Então o tipo de construção dependerá de sua demanda.

Outro detalhe importante é seu gosto pessoal. Se você gosta de pranchas duras, com sensações mais diretas, então as construções mais caras de carbono são as ideais. Embora uma prancha rígida como as de carbono são excelentes opções em ventos fracos e médios, podem representar sérios problemas quando o vento aperta, especialmente se as águas estiverem agitadas com muitas marolas.

 

E finalmente qual marca? Você gosta de determinada marca? Procure por testes e fóruns em sites e revistas especializadas, mas não escolha uma prancha porque você gosta dos velejadores profissionais que alguma marca particular utiliza em sua estratégia de marketing. Ao menos não enquanto você não tenha testado uma. Considerando que testes dão a você uma boa impressão na escolha, nada substitui sua experiência pessoal.

Na proxima semana, um complemento interessante a esta matéria baseado numa marca famosa. Aguardem antes de comprar.

 

Fonte: http://www.windsurfing-guide.com/windsurfing-boards.html

 

Abraço a todos e Bons ventos,

 

Carlos Jürgens

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.