Windsurfing Raceboard Class

É uma categoria na qual para um campeonato ou serie de regatas, não mais do que 01 prancha, 02 velas, 02 bolinas e 02 quilhas podem ser usadas. Entretanto, somente uma de cada tipo pode ser utilizada durante uma regata.

O peso mínimo da prancha, completa com alças, bolina e quilha é 14 Kg.

Largura máxima desenvolvida da prancha: 100,5 cm.

Comprimento desenvolvido da prancha: 270-380 cm.

Dimensões máximas das velas: 9.5 para homens e 8.5 para mulheres.

 

Obs.: Entenda como medida desenvolvida = dimensão de uma extremidade à outra a ser medida, acompanhando a curvatura do casco.

 

Estas são as regras internacionais. Normalmente esta categoria ainda se sub-divide em:

– Raceboard Open, onde é possível algumas variações nos equipamentos e

– Raceboard Class, onde os equipamentos devem corresponder 100% às regras estipuladas.

 

A idéia é fazer a classe se tornar competitiva e barata pela padronização dos equipamentos. Algo muito parecido com o que se propõe a Formula Experience.

 

Algumas classes e associações existentes:

Techno 293: Dedicada a orientar o desenvolvimento de competidores de windsurf abaixo dos 17 anos através da promoção de um campeonato baixo custo.

Formula Experience: Organiza competições a nível local, internacional, continental e mundial na classe Formula Windsurfing One Design.

Formula Windsurfing: A International Formula Windsurfing Class Association, afiliada à International Sailing Federation (ISAF) e membro pleno da International Windsurfing Association (IWA).

International Funboard Class Association (IFCA): É a associação de classe aprovada pela ISAF para competições de windsurf em pranchas curtas com equipamentos de série dos fabricantes.

International Mistral Class Organisation (IMCO): Competição One Design desde 1976 incluindo 03 Jogos Olimpicos.

International Sailing Federation (ISAF): É o órgão regulador a nível mundial para o esporte de velejo, aqui incluído o windsurf.

International Windsurfing Association (IWA): É uma organização para unir o esporte de competição em windsurf e o corpo administrativo para servir todas as classes ISAF.

International Speed Windsurfing Class (ISWA): É a sétima classe membro da IWA.

Junior One Design Racing: Reconhecida como uma classe internacional de windsurf.

Raceboard Class: www.raceboard.org é o web site oficial da classe Raceboard internacional. Detalhes do equipamento no texto inicial.

RSX: É a atual classe olímpica internacional.

Resumindo: Ufa! Quanta confusão, quantas siglas, quanta política. Nada como velejar pelo simples prazer de sentir a vento em seu rosto e a água passando veloz sob seus pés, sem a preocupação de regras a não ser o respeito aos elementos naturais e aos demais velejadores e embarcações.

Bons Ventos a todos, de preferência ventos de classe forte e constante,

Carlos

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.