Isaf volta atrás, recoloca RS:X como classe olímpica e exclui kitesurf

Das paginas do Terra em 10 de novembro de 2012

A RS:X (winsdurf) continuará sendo uma classe olímpica nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro, enquanto o kitesurf volta a ficar fora, depois que a Assembleia Geral da Federação Internacional de Vela (Isaf) aprovou neste sábado em Dun Laoghaire (Irlanda) a mudança do texto ratificado pelo Conselho da entidade na sexta-feira.

A continuidade do windsurf nem chegou a ser analisada na sexta-feira porque não foi alcançado o índice de 75% dos votos do Conselho da federação para reabrir a discussão.

No entanto, o presidente da Isaf, Goran Petersson, levou em consideração que os números foram apertados – e 26 dos 38 membros (67%) pediram a reavaliação – e decidiu, de acordo com o pedido de várias federações nacionais, apresentar emendas às duas primeiras linhas do referido texto aprovado em maio.

Essas duas primeiras linhas previam a entrada do kitesurf como classe, mas as emendas fazem com que a classe seja substituída pela RS:X, tal como era até as mudanças efetuadas há seis meses.

Dos 113 membros que formam à Assembleia Geral da Isaf (105 países, 7 vice-presidentes e o presidente) com direito a voto, 59 votaram a favor da volta do windsurf, 32 contra e 22 se abstiveram.

Esta matéria foi uma colaboração do Ricardo do Windville que nos enviou o link. Valeu Ricardo, continue participando.

Abraço a todos e Bons Ventos,

Carlos

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.