Water Start

Dicas

Windsurf – Waterstart

O Waterstart é muito parecido com o Beachstart. O melhor jeito de se aprender o Waterstart é fazer Beachstart em um lugar que afunde gradualmente. Quando melhorar faça de novo um pouco mais fundo e mais fundo até você estar fazendo com a água na altura dos ombros. A partir daí, Waterstart é muito fácil. Alguém uma vez me deu uma advertência que me ajudou muito. Ele disse: Waterstart é como se cobrir com um lençol, você tem que estar em baixo da retranca com a vela em cima de você. Pense nisso quando você estiver no estágio de sair da água.

A primeira coisa a se fazer num Waterstart é direcionar a vela corretamente. Para esse dia, a coisa que mais exige força é orientar a vela na coreta posição.

A vela tem que estar com o mastro perpendicular ao vento e a valuma a sotavento. A prancha tem que estar levemente apontada para tráves-popa (downwind) com a parte de trás da prancha bem a sua frente e o vento vindo das suas costas. Isso parece simples, mas pode ser bem penoso.

Aqui vão algumas dicas para facilitar isso e lembre-se, sempre deixe o vento fazer o trabalho, não você.

1. Mastro está apontado para contra vento:

Nade com a vela até que o mastro esteja perpendicular com o vento. Sempre nade puxando o mastro senão a vela afunda.

2. Valuma está contra vento:

Se a valuma estiver contra vento, levante a parte de trás da retranca que o vento se encarrega de virar a vela para o outro lado.

3. A prancha está apontada contra vento:

Para apontar a prancha para través-popa (downwind) pegue a ponta da prancha e a retranca. Afunde a proa da prancha e levante a vela. Para terminar de passar a prancha para o outro lado use os pés.

Agora a prancha deve estar na posição correta e pronta para sair.

1. Libere a vela apoiando a retranca na parte de trás da prancha.

2. Levante agora a vela fazendo com que o vento entre por baixo da vela segurando com sua mão da frente o mastro perto da junção com a retranca e estique o braço. Ponha agora sua mão de trás na retranca e mova sua mão da frente para a retranca. Leve a vela para cima de sua cabeça, mantendo a prancha na direção correta e o mastro perpendicular ao vento.

3. Coloque agora o pé de trás na frente da alça de trás e use seu pé da frente para guiar a prancha. Isso vai te dar mais força na vela para levantar.

4. Enquanto fecha a vela, dobre os joelhos. Assim você fica mais perto da prancha e a vela fica o mais vertical possível. Agora você está se movendo, coloque o pé da frente entre a alça da frente a base do mastro.

5. Com seu pé da frente chute como se estivesse nadando e ponha mais peso no braço da frente assim que a vela o puxar para fora dágua e para frente em direção ao mastro.

6. Quando você estiver em cima abra a vela e você já estará andando.

Marc A. Lefrebvre

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.