Teste – Regulagem de velas – Respostas
A pedidos, seguem as respostas publicadas com algumas explicações:
- C) Adicione a regulagem mais baixa possível (6 cm na extensão Chinook) ao comprimento de seu mastro, e em seguida subtraia o comprimento de mastro + extensão (Luff) pedido pela vela. Se o resultado for positivo, este será o valor a ser adicionado ao tope ajustável de sua vela (6+430-423=13 cm neste caso).
- B) Caso seu kit trapézio não esteja balanceado, mova-o em direção ao braço que está fazendo mais força.
- A) Caçar a vela na sua base irá aumentar o “twist” (zona de escape do ar na valuma próximo ao tope da vela) e baixar a zona de pressão da mesma. Um resultado ainda melhor será alcançado elevando um pouco a retranca, trazendo o kit trapézio um pouco para trás e deslocando o pé-de-mastro um pouco para a frente.
- C) Sensação de liga-desliga e vela muito instável na mão, é normalmente causado por vela muito esticada.
- D) O melhor controle em vento super forte é conseguido com a vela muito caçada, com bastante “twist” e os painéis superiores caídos para gerar uma boa alavanca e manter o centro de pressão em baixo. Você pode acompanhar esta ação caçando a vela um pouco mais na retranca, kit trapézio um pouco para trás e alongando um pouco as linhas, elevando um pouco a retranca e deslocando o pé-de-mastro um pouco para a frente.
- C) Nada bate uma vela grande bem ajustada para vento forte na rajada.
- B) As talas são o esqueleto que suporta os painéis de sua vela e devem estar sempre bem ajustadas para trabalhar eficientemente, especialmente as inferiores onde a vela é mais “cheia”. De quebra, pague uma cervejinha ao editor…
- D) Valuma é a parte frouxa de tecido da vela que se estende desde o topo do mastro até o olhal da retranca quando a vela está montada e caçada. Quanto mais caçada estiver a vela, mais “derrubada” será a aparência da valuma e mais escape do vento irá ocorrer em ventos fortes.
- B) Um “twist” (torção) progressivo da vela em direção ao topo do mastro é benéfica porque irá reduzir a zona de pressão na parte superior da vela, reduzindo seu esforço em controlá-la. Este “twist” é especialmente importante quando você estiver sobre-velado, porque irá alinhar o topo da vela ao vento aparente e manterá o centro de pressão da vela em baixo, melhorando o controle. Quanto mais caçada a vela, maior será o “twist”.
- C) Uphaul é usado somente quando a vela já está montada e deitada na água. Esta pergunta somente fazia sentido nos termos originais em inglês, porém mantive para que o pessoal se acostumasse com as palavras.
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários