Como fazer uma vela que sobreviva ao Red Bull Storm Chase?
Esta matéria é toda baseada em informações da Goya, atual patrocinadora do windsurfista brasileiro Brawzinho. Daremos em seguida uma olhada no design e especificações de algumas das velas usadas durante a caça às tempestades, com o objetivo de entender o que faz elas se tornarem praticamente indestrutíveis.
“Máxima resistencia nos olhais da retranca.”
“Quando decidimos utilizar aneis na retranca ao inves dos tradicionais ilhozes, rebites, furos, etc…, também optamos pelo melhor material disponivel: Titanio. Sem oxidação, sem deformações, sem compromisso.”
“Carbono é utilizado para garantir máxima rigidez ao sistema de talas, resultando em grande melhora no conceito em relação aos materiais standard.”
“Kevlar pode ser encontrado em reforços da esteira e em painéis da manga, assim como no topo da vela, para resistir ao máximo ajuste necessário, assim como ao possível atrito a rochas, asfalto e areia e ainda exibir uma boa aparência após sua sessão de velejo.”
Nota: Kevlar é um material que foi originalmente desenvolvido como substituto ao aço em pneus de corrida e alta performance. É atualmente utilizado em diversas outras funções, inclusive em coletes à prova de balas pelo fato de ser até 5 vezes mais resistente que o aço (se comparar o mesmo peso de material no teste – obviamente o kevlar é mais leve e por isto pode ser mais espesso para resistir até 5x mais).
“Nylon é usado em partes e peças da vela que também estão sujeitas a severos esforços e desgaste, ou ainda que precisam restar intactas mesmo que todo o restante da vela se despedace. Isto inclui as fitas de reforço nas costuras, que mantém a estrutura da vela armada.”
“Monofilme 175 microns. Sim, usamos monofilme nos paineis de nossas velas, porém numa espessura que é praticamente o dobro do usualmente utilizado na função nas demais velas do mercado, fazendo-as quase à prova de balas. Quando este monofilme realmente se parte, voce vai agradecer pelo fato de em contra-partida poder ter se ferido. Para informação, esta configuração é mais resistente a perfurações que o X-Ply 125 microns.”
“Costura dupla em todas as bolsas de talas e transição de materiais, com sobreposição de tape adesivo para reduzir qualquer formação de rugas e garantir a longevidade e perfeito fluxo de ar.”
“Feitas para durar e garantir a performance.”
Fonte: http://www.boardseekermag.com/news/how-to-make-a-storm-proof-sail/
Bons vendavais a todos,
Carlos Jürgens
Comentários