O jibe é a manobra que todo windsurfista está sempre querendo aperfeiçoar. Cada um acaba criando seu próprio estilo, de acôrdo com o peso, tamanho, tipo de equipamento, e local onde veleja. Ter uma boa prancha já é meio caminho andado para dar um bom jibe. Durante a manobra, usa-se toda a borda da prancha desde a rabeta até mais da metade para a frente para fazer a curva. O resto é pratica. Um bom jeito de treinar os jibes é em conjunto e observar outros praticante afim de comparar cada etapa .
Se possivel ter duas boias para treinamento.
Photo 1:
Inicialmente desengate o trapézio, flexione bastante os joelhos e mantenha a prancha na horizontal, para começar a manobra com o máximo controle. Lembre-se sempre de deslocar a mão de trás bem para trás da retranca. Uma boa base de braços bem aberta da mais alavanca para controlar a força da vela. Durante a preparação, deve-se aliviar a pressão na quilha e passar o peso para a frente, com o mastro ficando bem vertical. Durante todo o jibe é muito importante manter a vela caçada, para que tenhamos potência para fazer a curva. ao mesmo tempo que o braço de trás controla a potência, o da frente deve ficar estendido, mantendo o mastro bem para a frente. Neste momento devemos passar o pé de trás que está na alça para a borda, evite movimentos bruscos e descontrolados que vão frear a sua velocidade. Posicione os pés de modo a ter uma base aberta, estavel e com bastante controle.
Photo 2:
Ao iniciar a cavada procure manter os joelhos bem flexionados para baixar o centro de gravidade e ajudar a manter o impacto de cada marola. Tente exagerar neste momento, quanto mais flexionados mais controlado e bonito sai o jibe. Procure olhar por baixo da retranca, a prancha deve estar bem horizontal na água, fazendo com que toda a borda até depois do mastro trabalhe na curva. Para isto o mastro deve ser inclinado para frente, mantendo o bico da prancha abaixado, durante a cavada observe se tem o leque de água a partir do pé de mastro para trás. Durante a cavada o velejador pode mudar a curva cavando mais logo que passa com o vento pela popa. Geralmente se faz uma cavadinha final para encaixar na próxima marola, adicionando mais velocidade na saida.
Photo 3:
Neste momento após passar pela metade da curva se prepara a saida do jibe, observe que se começa a abrir a vela, mas mantendo pressão. Saber posicionar a vela no ângulo certo vem com o prática, e possibilita um jibe suave, sem brigar com a vela na hora da virada.
Photo 4:
Antes de virar a vela e necessário a troca de base, o pé que estava na frente se desloca ficando com o calcanhar no centro da prancha. O pé de trás passa para a frente, proximo ao pé de mastro. quando o vento está muito fraco pode-se passar o pé de trás para a frente do pé de mastro por que ajuda no controle e planeio.
Photo 5:
Após a virada da vela, traga o mastro para perto do peito e tente aproveitar a energia da virada para acelerar a prancha na saida da curva. É importante continuar controlando a pressão na borda para manter a velocidade e estabilidade da prancha. Se for possivel ou quando tiver mais pratica evite segurar no mastro, tente passar a mão que estava atrás direto para o outro lado da retranca, dando um estilo mais refinado , elegante e bonito a manobra! Após praticar bastante, essa virada da vela se torna automatica, você apenas solta a vela para virar sozinha e recebe-la do outro lado, desta maneira você se concentra em manter a prancha controlada. Logo após a passagem da vela, volte a estender o braço da frente para continuar com o mastroinclinado para a frente mantendo a velocidade e controle.
Photo 6:
Segura a retranca com as mãos bem separadas novamente dando mais controle para o inicio da aceleração e facilicade e engatar novamente o trapézio e não esquecer de manter a prancha na horizontal para começar a acelerar.
Photo 7:
Na saida do jibe, saia arribado e em linha reta, principalmente se estiver em uma regaqta, deste modo você acelera rapidamente e atinge logo a velocidade ideal, para então regular o seu rumo definitvo. Uma tendência de iniciantes é continuar virando a prancha, para evitar isto, deve-se aliviar a pressão na borda e posicionar os pés mais ao centro da prancha.
Resumo:
O segredo do bom jibe é BASE, JOELHOS FLEXIONADOS, PRESSÃO NA VELA, PRESSÃO NA PRANCHA, CONTROLE, VELOCIDADE E MUUUIIITOOO TREINO.
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