Segue a segunda parte do artigo de colaboração de nosso amigo e velejador Cardoso. Bom proveito a todos!
Algumas pessoas acabam dando mais importância para o jibe, mas a cambada é uma manobra que conta muito, pricipalemnte quando se quer ganhar altura conta o vento ou em uma regata. Uma cambada bem executada deve ter o maximo de velocidade durante a curva. a passagem para o outro lado é o momento mais critico. É bom entender a mudança da base dos pés neste momento antes de começar a praticar a manobra. Após dominar a técnica basica, a cambada pode ser dada em qualquer equipamento seja slalon, onda ou course.
Photo 1:
Mantendo a pressão na vela, comece a orçar a prancha, apenas mudando sua direção, e não iniciando a cavada ainda. Posicione a mão de trás mais para trás na retranca, para ter mais controle, isso vale para qualquer manobra. Após perder um pouco de velocidade, inicie a cavada usando pressão na borda com o pé de trás, e trazendo a vela para trás.
Photo 2:
A medida que diminui a velocidade, mantenha a pressão na vela e aumente a cavada fazendo a curva mais fechada. Neste momento o pé de trás deve sair da alça de trás para ficar entre esta e a da frente, mantendo a pressão na borda. Ao mesmo tempo que a vela vai para trás, o corpo se posiciona mais a frente, para manter a prancha bem na horizontal por toda a curva.
Photo 3:
No momento que antecede a passagem para o outro lado da vela, o pé da frente sai da alça e vai para a frente do pé de mastro, bem no centro da prancha . a vela continua com pressão. a mão da frente se desloca bem para frente, bem perto do mastro, preparando para a passagem para o outro lado.
Photo 4:
A passagem para o outro lado deve ser feita antes da prancha parar de planar.(se parar, tudo fica instável e dificil o velejador perde o equilibrio que tinha quando em movimento). O pé de trás passa para frente do outro que estava no pé de mastro. Os pés ficam bem juntos, no centro da prancha, um apontando para cada lado. Os braços trazem o mastro bem proximo ao corpo, quando a mão de trás passa diretamente para o outro lado da retranca se possivel sem segurar no mastro para ficar mais bonito. esta etapa é a mais dificil tem quer treinar bastante e ser rapido nos movimentos e com precisão. Quanto mais velocidade tiver a prancha e mais rapidos for os movimentos e a troca de base melhor sai a cambada.
Photo 5:
Após a mudança de lado é hora de trazer a mão que estava do outro lado da retranca para trás, o maximo possivel, pois ao segurar a retranca com as mãos bem afastadas, você terá mais alavanca para fazer a prancha arribar e começar a planar mais rapido. Os braços devem imediatamente ser estendidos. O pé que estava invertido se posiciona entre as alças da frente e o pé de mastro, novamente no centro da prancha. Flexione bem o joelho de trás, e use seu peso na perna da frente, ao mesmo tempo que inclina a vela para a frente e usa bastante pressão na mão de trás. Assim a prancha arriba mais rapidamente, tente sentir a força saindo do braço de trás diretamente para a perna da frente.
Photo 6:
Para planar logo, continue com todo o peso e vela inclinada para frente, e a vela bem caçada com a mão de trás. Posicionando os pés sempre no centro da prancha mantendo a velocidade e equilibrio da manobra até ir par as alças e atingir o maximo de velocidade e planeio.
OBS: TEM QUE TREINAR BASTANTE NOS DOIS BORDOS
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