Retranca NP rachada
Comprei recentemente uma retranca NeilPryde X6 usada, que chegou com uma espécie de trinca ou rachadura na parte plastica que reveste o tubo proxima à cabeça da retranca, ou seja, da parte plastica que fixa a retranca ao mastro. Vide a foto.
No início fiquei um pouco assustado e imediatamente abri um chamado na parte de contatos do site da Neilpryde internacional, pedindo informações se o defeito estaria coberto por garantia, explicando que possuo um X3 bem mais antiga e usada que não apresenta o mesmo problema, se seria seguro velejar desta forma, etc…
Porém, 02 semanas se passaram e nada. Nenhuma palavra da Neilpryde. Eu acessando diariamente o site, controlando se havia solução e até mesmo atualizando com algumas informações que julguei necessárias complementarmente.
Eis que então decidi desmontar esta parte da cabeça da retranca. E analisando com atenção a parte das trincas, veio a impressão de que o tubo seria inteiriço naquela parte, de forma que o rachado não seria problema.
Fiz nova atualização no chamado e então, finalmente veio a resposta deles. Segundo apontado pelo Sr. Peter Bijl da Neilpryde design, minha retranca seguirá funcionando normalmente. A rachadura é somente na parte plastica superficial e em teoria o tubo de aluminio ainda deve estar intacto.
Segundo sua explicação, o plastico está naquela posição para manter a cabeça da retranca centrada e para dar acabamento à mesma.
Menos mal. Já remontei minha retranca e estou à espera de um bom vento para testá-la. Resolvi apenas descrever o acontecido pois se eventualmente algum leitor estiver com o mesmo problema em sua retranca Neilpryde, pode ficar tranquilo que nada de mais grave deverá acontecer.
E também para avisar que numa eventual necessidade os caras são duros na queda. É necessário insistir para arrancar alguma resposta e talvez seja impressão, mas aparentemente só veio a resposta quando perceberam que estava tudo em ordem e não haveria custo ou necessidade de garantia por parte deles. Será???
Nota complementar: Recebi ontem um email (em [email protected]) de um colega velejador que disse ter enfrentado o mesmo problema com uma X-3, e acrescentou dizendo que a mesma estalava durante o velejo. De imediato lembrei de uma X-3 que tenho e que também estala. Segundo ele, a Neilpryde (através da revenda Hi-Winds) afirmou exatamente a mesma coisa: A rachadura é externa na cobertura plastica mas o tubo internamente está intacto.
Segundo ainda nosso amigo Roble Casares Perez, a "rachadinha" já aguentou 2 idas a Jericoacoara, 2 a São Miguel do Gostos, isto sem falar em Ibiraquera, Araruama e Búzios e apesar dos estalos, segue firme nos velejos. Valeu Roble pela participação.
Bons Ventos a todos,
Carlos
Comentários