Retranca WSB

  

Iniciei a montar recentemente um rig completo para um iniciante, e entre os diversos componentes comprei uma retranca WSB em relativo bom estado.

O problema era somente na dobradiça da manga de aperto (ver imagem para identificar as peças), que estava danificada pelo uso e que obrigava a fazer uma passagem diferenciada do cabo de aperto. Em consequência, as mangas de aperto e apoio não se abriam mais, e se tornava necessário montar o mastro passando pela retranca antes de ser inserido completamente na vela, ou ainda abrir completamente o cabo e repassar o mesmo a cada montagem/desmontagem.

Nenhuma das opções me satisfez e decidi levar a retranca para conserto e tentar criar uma peça alternativa ou reforçar de alguma maneira que permitisse a utilização da mesma conforme o padrão.

Quando parei para analisar mais a fundo, eis que percebi que o corpo principal de junção da retranca ao mastro, era simétrico no eixo X-X. Para quem desconhece o termo, basta dizer que cortando a mesma no meio, teríamos duas metades iguais.

 

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O que fizemos, portanto: Retiramos os pinos das dobradiças e invertemos as mangas de aperto e de apoio de posição. Da mesma forma, invertemos o lado de fixação da alavanca de fixação e aperto da retranca.

Resultado: Uma retranca perfeita e original sem qualquer tipo de “enjambração”. A dobradiça que apresentava problemas (parte do corpo principal), passou a servir somente para a manga de apoio e portanto não faz mais força alguma. A manga de aperto foi montada na dobradiça oposta que estava perfeita.

Me arrisco inclusive a dizer que a utilização da retranca melhorou, pois na configuração original, para montar a retranca no mastro, estando a vela na posição mais comum de montagem (starboard tack position – ver matéria anterior montando sua vela), era necessário passar o cabo por baixo do mastro e seu encaixe da aba da manga de aperto era cega, enquanto que com a inversão feita, a manga de aperto é que passa por baixo do mastro e pode-se facilmente encaixar o cabo no engate e travar a alavanca de fixação.

Sei que nem todos possuem retrancas desta marca e nem sempre o defeito se apresenta no mesmo local, porém talvez este tipo de solução possa ajudar a resolver outros problemas parecidos. Muitas vezes com um pouco de observação, pode-se encontrar soluções simples e eficazes para grandes problemas.

 

Velejo de 21/Dez/2013: Foram postadas na Galeria de Fotos, algumas fotografias que a Mari (esposa do Mano Edson) bateu do pessoal velejando em Piçarras no dia 21 de dezembro de 2013, e quando à noite o Geovani preparou aquela fantástica paeja para o pessoal do grupo. Valeu a todos os envolvidos e que de alguma forma colaboraram.

 

Bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

 

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