Picos de Wind – Vitória, Vila Velha e Guarapari
Vitória, Vila Velha e Guarapari são berçários de grandes velejadores, campeões brasileiros, sul americanos e até mesmo mundiais. Por isso sinto-me um pouco desconfortável em falar de uma região que não é a minha (sou de SP) e de um esporte que sou mero iniciante… Mas quem sabe o pessoal se anima e complementa das informações! Os motivos de existir tanta gente boa são óbvios, mesmo para um forasteiro como eu: e as condições de clima, vento e a segurança são ideais em boa parte do ano.
Aqui as modalidades mais praticadas são race (especialmente Formula) e freeride.
O vento predominante é o nordeste, que sopra de setembro até março (pico nos meses próximos à virada do ano, quando rajadas de mais de 20nós são muito comuns). Nesta época é bem quente! Traga muito filtro solar e mantenha-se hidratado!
Aqui praticamente não faz frio no inverno, mas de abril a agosto entra o vento sul, que é um pouco mais gelado e menos constante. Ainda assim, é possível se ter ótimos velejos, sem a necessidade de uso de trajes pesados.
– VITÓRIA:
Locais de Velejo: A praia de Camburi é a melhor raia, pois constitui uma pequena baía, relativamente abrigada e surrada pelos ventos. Atualmente é mais frequentada pelos kites (as escolas de kite utilizam a praia para aulas), mas os velejadores de wind são frequentemente observados mais ao fundo. Não existe guarderia nela.
Imediatamente ao sul da praia de Camburi, ficam a praia do Iate Clube e a Curva da Jurema. São praias contíguas, separadas por uma pequena ponte, compondo uma pequena enseada ao redor da Ilha do Frade. Essas condições tornam o local extremamente abrigado e apropriado para a iniciação ao esporte. O problema é que os ventos chegam um pouco mais fracos, turbulentos e "rondando" nesta região. Motivo pelo qual os velejadores mais experientes usam seu poder de orça para se dirigir à praia de Camburi, onde o vento é mais limpo.
Guarderias: Na praia do Iate, fica o Iate Clube (excelente estrutura, mas é preciso ser sócio). Na curva da Jurema fica o Centro Náutico Capixaba, uma guarderia simples, mas na beira da praia, com água doce e segurança pra deixar qualquer equipamento (wind, SUP, barcos pequenos, canoa havaiana, etc). Existe um bolsão de estacionamento bem ao lado. Fácil!
Escolas e Aluguel: Na praia do Iate o Rominho Finamore (BRA-110) da Loop WindSUP (loopwindsup.com) dá aulas de Stand UP e Windsurf, e possui ótimos equipamentos (starboard / severne) para aluguel. Na curva da Jurema, junto ao Centro Náutico Capixaba, fica a Escola Náutica Capixaba, que também oferece aulas (SUP, windsurf, vela, caiaque) e equipamentos para aluguel (variados, mais antigos). Quem se interessar também pode fazer aulas de Canoa Havaiana com o pessoal do Vitória Va'a Clube, que possui vários tipos de equipamento no local.
Existem vários hotéis na orla dessas praias, mas nenhum "pé na areia" (há uma avenida no meio do caminho até a praia e acredito não possuírem estrutura para acomodar os equipamentos). Na internet você pode encontrar várias opções. A vida noturna e a gastronomia são mais agitadas na região próxima à Praia do Canto. Incrivelmente no ápice do verão (dezembro / janeiro) a cidade fica relativamente vazia e talvez você encontre preços razoáveis.
– VILA VELHA:
Vila Velha fica bem ao lado de Vitória (uns 8km ao sul do aeroporto, via "Terceira Ponte", cujo visual faz valer a pena atravessá-la pelo menos uma vez na vida). Existem várias atrações turísticas em VV (destaco o Convento da Penha).
As praias em VV são menos abrigadas que em Vitória, tendo mais ondas, especialmente próximas à faixa de areia.
Na extremidade mais ao norte da Praia da Costa (a mais famosa da cidade) há uma área abrigada próxima ao Clube Libanês, onde há uma guarderia. Neste local também há aluguel e aulas de wind e SUP com o Ton Zouain.
Existem muitos hotéis na orla e o visual da praia é muito bonito.
VV foi sede do brasileiro de formula de 2011 (infelizmente entrou uma frente fria e não ventou na data…). Mas as condições de vento são bem parecidas com as de Vitória.
A vida noturna de Vila Velha é bastante agitada, havendo boas opções gastronômicas, principalmente na região da praia da costa.
– GUARAPARI:
Guarapari está situada cerca de 50 km ao sul de Vila Velha. É o principal destino turístico do ES, possuindo belas praias. As condições são parecidas com as de Vitória e Vila Velha (dizem até que venta mais!). Se quiser sossego e desejar pagar menos, evite o período de alta temporada, especialmente o mês de janeiro, pois é um destino de férias.
Existem muitas praias, com atrações diversas. Em função da estrutura, o principal destino dos velejadores é a Praia de Santa Mônica (mais ao norte da Cidade), que fica mais abrigada e tem mar liso. Lá você encontra o Clube Rajada (cluberajada.com.br) do velejador Ton Zouain (o mesmo que oferece aulas em VV). Ali também o Ton oferece guarderia, escola de vela, aluguel de equipamentos (incluindo alguns equipos Neil Pryde), além de ter a maior oficina de reparos do estado, consertando tudo relativo a windsurf, kite e vela esportiva (incluindo as velas, pranchas e o que mais for necessário).
Esta praia foi sede do campeonato sudeste de Raceboard de 2013.
A oferta de hotéis e pousadas é enorme. Lá também ficam alguns dos melhores representantes da culinária típica capixaba (leia-se: moqueca e frutos do mar).
– OUTROS LOCAIS (ONDA):
Para quem gosta de onda, há relatos de que em Jacaraípe (cerca de 35km ao norte de Vitória) existem condições para a prática de wave. Mas conheço poucos velejadores com experiência na modalidade e posso afirmar que não existe infraestrutura específica para o windsurf (garderia) nesta região. Existem vários outros pontos propícios ao surf no estado, mas a prática de windsurf wave nessas áreas continua inexplorada.
Sejam bem vindos e se precisarem de mais informações estou à disposição!
Nota: Caso alguem necessite do contato do Rafael, favor enviar email para contato do windville.
Bons ventos!
Rafael Burgomeister
Comentários