Picos de Wind – Represa de Guarapiranga (SP)
A REPRESA: Considerada o maior reservatório de água de São Paulo, com 637 km², é a praia dos paulistas! No bairro da Riviera Paulista, com suas ruas e ladeiras de terra e pedregulho, cercadas por árvores que ultrapassam os 20 metros de altura, é possível ouvir o canto dos pássaros. Não há prédios, e as residências mais se parecem com sítios e casas de veraneio, sendo comum barcos ou jet-skis dividirem espaço com carros. Ao longo de seus 28 quilômetros de margens, conta com diversos clubes e escolas de esportes náuticos, além de parques e marinas. Para garantir a preservação do local, a Cetesb faz a medição semanal da qualidade da água em treze pontos da represa.
TEMPERATURA: o clima é tropical, caracterizado por chuvas no verão e temperatura média anual entre 19º e 27ºC. No verão, SP pode amanhecer com sol e terminar o dia em um temporal. Na primavera, os dias são quentes e secos. O inverno nos traz dias ensolarados, secos e com temperatura na casa dos 15º C. Já no outono, a temperatura é amena, mantendo os 23º C.
VENTO: Os quadrantes Norte e Sul são os predominantes. Os ventos do quadrante Sul vêm no final da tarde, variando de 6 a 15 nós, sendo mais limpos, enquanto os do quadrante norte, que predominam pela manhã, são bem mais fortes e rajados. O noroeste, por exemplo, vem acompanhado de rajadas entre 26 e 41 nós, sendo que este vento quando está constante fica entre 8 ou 9 nós, ou seja, é muito rajado! Em geral, os ventos são irregulares e exigem do velejador uma maior leitura e adaptação ao vento. De tempos em tempos, temos também o Sertão, que por ser extremamente forte, o velejo se torna perigoso. Geralmente é coisa rápida na entrada do temporal, com o céu escurecendo a visibilidade caindo a zero! Começa vindo de oeste e vai virando para sudoeste, e quando entra, vem rasgando.
GUARDERIA/LOCAÇÃO: TEMPO WIND CLUBE: (www.tempowindclube.com.br): conta com estacionamento, guarderia, lanchonete, vestiários, sala de estar e TV, guarda-volumes, aulas de windsurf, vela, stand up paddle e wakeboard, passeio de veleiro, locação de equipamentos, loja, resgate, oficina e equipe de apoio. Tudo isso em 10.000 m2 de área verde! Além de toda a estrutura, o clube oferece excelência em atendimento, dedicando uma atenção especial à cada velejador que o visita. A TEMPO possui duas formas de acesso: por travessia de barco – Av. Robert Kennedy (antiga Av. Atlântica) XXX, ou diretamente na Riviera Paulista – R. Antônio Segala, 102.
HOTÉIS: Nas margens da represa não há uma gama boa de acomodações, sendo o único local o alojamento do Yatch Clube Itaupu (http://www.itaupu.com.br/).
Assim, a melhor solução, são os hotéis localizados nas proximidades, com fácil acesso à restaurantes, shoppings, teatro e infinitas opções de entretenimento:
Ibis São Paulo Morumbi (http://www.ibis.com/pt/home/index.shtml)
Tryp Nações Unidas (http://www.tryphotels.com/)
Mércure São Paulo Nações Unidas Hotel (http://www.mercure.com/)
Hotel Transamérica (http://www.transamerica.com.br/br/saopaulo/)
CONTATOS NO LOCAL: Bárbara Izabella – BRA 828 (www.windsurfcombarbaraizabella.blogspot.com.br)
Matéria enviada pela velejadora Camila Cavaton BRA – 415. Muito obrigado Camila pela sua participação. Até onde sei, nestes quase 4 anos que me encarrego da atualização de nosso site, é a primeira matéria escrita e enviada por uma velejadora.
A todos: Sintam-se à vontade em participar sempre que tiverem matérias ou sugestões. Envie um email para [email protected].
Grande abraço e Bons Ventos,
Carlos Jürgens
Comentários