Picos de Wind – Lagoa Azul em Mostardas/RS (Bacopari)

 

O segundo pico que eu quero falar e divulgar é daqueles lugares que não se acham facilmente. Mas não porque o local é de difícil acesso não, é porque quem conhece não conta para ninguém…

Você sabe quando você vê um monte de gente falando como foi bom velejar, como o vento estava bom e quando você pergunta: “Onde é este lugar tão maravilhoso?” parece que ninguém te ouviu??

Pois é, este é um desses lugares. Quem conhece guarda para si e não divulga, com receio dos outros tomarem conta.

 

Metido como sou, fui lá conferir e vejam só, o lugar é um paraíso para o velejo, escondido no município de Mostardas/RS como podem ver na foto abaixo (google):

Atualmente, este é o paraíso dos Kitesurfistas, que aproveitam bem a margem da lagoa. A parte mais funda, da cintura para cima, fica à disposição do Windsurf.

 

""

 

O local é ideal para velejos Slalon, Freeride e para aprender, pois o local é seguro, não possui correntezas e possui ondas pequenas.

Como é bastante próxima do mar, a lagoa possui uma boa média de ventos (nos meses entre Julho e Novembro venta mais), com predomínio dos ventos NNE, NE e E.

As águas são limpas e o local é bastante procurado no verão como balneário (não é à toa que o lugar é chamado de Lagoa Azul), no inverno, o local é deserto e fica à nossa disposição.

 

""

 

Existem pousadas no local, com diárias à partir de exorbitantes R$ 15,00 por pessoa!! e Campings ainda mais baratos.

 

Chegar a Bacopari é relativamente fácil. Para quem sai de Porto Alegre, é preciso se dirigir a Viamão, pela RS-040, até chegar a Capivari do Sul. Dali, pela BR-101, chega-se à localidade de Bacopari. Da BR-101, alcança-se a Lagoa Azul, por uma estrada vicinal, que se estende por cinco quilômetros (são aproximadamente 140 Kms de Porto Alegre).

 

""

 

Há poucas opções de restaurantes. Para passar o dia, prepare seu lanche ou vá à Lancheria Lagoa Azul.

O lugar é ideal para quem mora em Porto Alegre e redondezas, para passar o dia (indo cedo e retornando ao final da tarde).

O lugar vale a pena. Nos finais de semana que não estou em Rio Grande, na Quitéria, estou monitorando os ventos em Bacopari…

 

Abraços, bons ventos,

 

Guilherme Loponte

  

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.