Picos de Wind – Interior de SP
A algum tempo atrás foi lançado o desafio de escrevermos matérias sobre os diversos picos de windsurf espalhados por este Brasilzão. Para tanto, contamos com a ajuda de diversos leitores/velejadores de nosso site e entre outros, o Gilberto Baptista de Oliveira.
Sua resposta ficou bastante tempo na pasta de entrada de nosso email de contato, mas hoje segue para conhecimento de todos:
“O local que mais freqüentemente velejo é na represa de Patrimônio da Serra de São Sebastião, no município de Brotas – SP, distante 90 km de minha residência (Americana-SP). Apesar de pequena, tem águas muito limpas, fica no alto da Serra e tem bons e freqüentes Ventos. Freqüento o point há 03 anos, nunca encontrei outro windsurfista no local.
De minha casa, dá para ir e voltar no mesmo dia.
Também velejo na represa de Jurumirim em Avaré – SP. Local excelente, águas limpas, excelentes ventos, excelente hotel à beira da represa. No litoral de SP freqüento a praia de Itaguá em Ubatuba/SP. A praia não é muito limpa, mas tem um hotel pé na areia que facilita para o velejo, dá para guardar a vela montada e o visual é muito bonito. Na praia tem uma revenda da Team Brasil, inclusive comprei um pé de mastro lá na emergência, bom atendimento do Zeca.
Recomendo os 3 locais.”
Quando li esta resposta do Gilberto, imediatamente me veio uma luz.
Eu com certa frequência, viajo a trabalho para Vinhedo, e naquela região sempre percebo bastante vento.
Procurando no Google Earth, encontrei uma represa no rio Atibaia, no lado oposto da Anhangüera em relação a Americana. Pela imagem do Google, percebi que a represa teria todas as condições perfeitas para velejar, mas nunca alguém soube me responder se o local funciona ou não para o esporte. Enviei então a pergunta ao Gilberto, se aquela represa é velejável. Eis a resposta:
“Realmente, existe uma represa em minha cidade Americana/SP, formada pelo rio Atibaia .
O problema é que é extremamente poluída e infestada por aguapés.
Há 37 anos atrás, aprendi a nadar e velejar nela, com um veleiro Laser Star Fish. Nesta época, ocorriam regatas nela. Nas margens da represa existiam os Iates Clubes de Limeira e Campinas, onde se guardavam os veleiros e barcos. A represa possui 02 praias artificiais (Praia dos Namorados e Praia Azul). Para chegar na represa, vindo de SP pela Rodovia Anhanguera, após o pedágio da cidade de Nova Odessa/SP você entra na primeira entrada à direita.
Atualmente rarissimas vezes se vê um veleiro na represa. Nunca vi um windsurfista. Não entro nesta represa a uns 20 anos, por temor com relação à poluição.”
Valeu Gilberto, muito boas suas dicas e explicações.
Com o atual problema de Cantareira e vendo este relato sobre a represa do Atibaia próxima a Americana, mais uma vez vem a certeza: Vamos cuidar de nossas águas. Windsurfistas cuidam delas!
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários