Partes da Vela
O windsurf é cheio de termos e palavras específicos, na maior parte das vezes derivadas do inglês, e conhecer estes termos ajuda bastante para o aprendizado e rápida evolução no esporte.
Partes de uma vela e do rig (vela montada). Os componentes avulsos que compõe o rig são os primeiros que qualquer velejador aprende ao ingressar no esporte e são a vela (sail), mastro (mast), retranca (boom) e extensão (extension).
O que porém nem todos conhecem são as partes ou áreas específicas do rig quando montado, e serão estas as partes tratadas a seguir:
Tack = Base ou pé da vela
Luff = Manga da vela
Luff roach = Bolsa
Head = Tope
Leech roach = Zona de escape
Leech = Valuma
Clew = Ilhoz
Foot = Esteira
Outhaul = Caçar na retranca
Downhaul = Caçar no mastro
Uphaul = Fazer o puxão (só pra informação pela semelhança nos termos em ingles)
As regulagens já foram tratadas em matéria anterior, mas recordando, a zona de escape da vela é a determinante direta da intensidade do vento para o qual a vela está sendo regulada. Quanto maior o escape, significa que mais caçada foi a vela no mastro e maior a intensidade de vento que você poderá “segurar” com a vela.
O escape estando na regulagem mínima, significa que a vela está regulada para o maior Power possível. Foi caçado menos no mastro e esta é a vela para ventos fracos.
Fiquem ligados no site. Está sendo preparada uma matéria sobre cambers e outra muito técnica sobre a teoria básica no design de velas da Ezzy. Não percam.
Grande abraço e Bons Ventos,
Carlos Jürgens
Comentários