O colorido das novas velas

Em 26/08/2010 escrevi uma matéria aqui neste mesmo site sobre Windsurf – Esporte Invisível. Na realidade tratava da falta de visualização da vela quando dentro da água em função da grande utilização do monofilme, material de melhor performance que o Dacron, que não absorve água, permite excelente visibilidade (através dele) e não sofre o efeito de stretch, porém é transparente e portanto dentro da água se torna praticamente invisível.

Como isto mudou? Através do desenvolvimento de novos materiais e de pigmentação no próprio monofilme, conforme opção e decisão de cada diferente fabricante de velas. Se você olhar as novas velas que estão entrando no mercado, verá por si mesmo o que está sendo dito.

As novas North Sails estão muito bonitas, e de quebra estão oferecendo 2+3 anos de garantia em seus produtos. Prova de que confiam muito na qualidade do que estão oferecendo aos velejadores. Eu, como fã das velas Ezzy, vejo elas também com novas e bonitas cores além de uma invejável resistência e vida útil.

Mas dê uma passadinha nos sites da Neilpryde, Severne, Naish, Gaastra, Maui, etc… Estão todas entrando numa nova linha de cores e grafismos que irão com certeza fazer esquecer os dias de esporte invisível. Isto sem falar em outras marcas menos conhecidas no Brasil.

Qual a desvantagem disto? Primeiro é o preço. Para comprar uma vela 2013 o desembolso é grande e se você pensar em comprar vela nova a cada ano, para sempre estar com o melhor e mais destacado material, acaba sendo uma despesa que nem todos podem suportar em seu orçamento.

Em segundo lugar vem a dificuldade do conserto. Para velejadores que utilizam a vela por muito mais tempo do que um ano, havendo necessidade de conserto, a troca de painéis da vela altamente coloridos acaba sendo feita pelo tradicional monofilme transparente, pois não é fácil (se não impossível) conseguir estes novos materiais específicos de cada fabricante. Com isto a vela perde sua característica estética e se torna gritante que é uma vela consertada.

Mas para conciliar a todos, existem velejadores que se importam com isto e nestes casos tratam de vender a vela e comprar uma nova. Outros não se importam (ou não tem poder aquisitivo) com o visual comprometido por um painel de cor diferente da original e velejam mesmo assim. Mas e aí? Como dito há os que ligam e outros não. O importante é estarmos todos juntos na água e nos divertindo.

Nos ícones abaixo em “Mais fotos”, podem ser vistos alguns modelos das novas velas. Basta clicar para ampliar.

Bons ventos a todos,

Carlos Jürgens

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.