Multa pelo resgate!
Saiu no newsletter do Boardseeker Magazine de algum tempo atrás uma matéria interessante (www.boardseekermag.com/news/should-windsurfers-fined-for-high-wind-sailing) sobre se os windsurfistas deveriam ser multados por velejar em ventos muito fortes.
Isto mesmo que você leu. Multados por velejar em ventos muito fortes.
Isto ocorre na Bélgica. Naquele país existe uma lei que permite que windsurfistas sejam multados se saírem para velejar em dias de ventos acima da classe Bft 7 (aprox. 15 nós ou 25 Km/h). O que você acha? É correto? Ou seria simplesmente o caso de que o windsurfista deveria sim pagar uma contribuição por algum eventual resgate que viesse a ser realizado em função de condições extremas?
Não existe duvida de que windsurfistas, não raramente colocam a si mesmos em situação de risco ou até mesmo perigo. Especialmente em condições de tormentas fortes como é o caso na Europa. Para quem ainda desconhece as loucuras que aquele pessoal faz, basta entrar no youtube e digitar “Red Bull Storm Chase”. Os caras simplesmente vão à caça da maior tempestade da temporada no mundo e velejam naquelas condições.
Lógico que num evento organizado como este, existem todas as equipes de apoio e suporte necessários, mas os amadores também tem seus momentos de loucura, tanto é que como dito, na Bélgica existe regulamentação específica para o caso. E conforme o caso, podem vir a necessitar de resgate. Porém meus amigos, 15 nós é o vento normal do velejo nosso de cada dia, então não faz sentido ou os legisladores estão malucos.
Importante é sempre que possível, velejar acompanhado ou de forma que alguém saiba onde você está e em caso de necessidade poder acionar a ajuda.
Se você tiver uma opinião formada sobre o assunto, ou quiser deixar uma contribuição, sinta-se a vontade em utilizar o espaço de comentários abaixo. Este espaço é seu.
Mudando um pouco de assunto, segue abaixo uma chamada para o Circuito de Verão que nossos amigos windsurfistas da Raia 1 do Rio Grande do Sul estão organizando. Para quem tiver condições, vale a pena conferir. Valeu Caio pela contribuição.
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários