Mistral One Design
Olá pessoal. Apesar das férias, sobrou um tempinho e aí vai a primeira matéria do ano.
Nesta semana meu amigo Alberto de Blumenau me perguntou qual modelo de prancha seria o ideal para velejar com qualquer vento, boa capacidade de orça, e de preferência com uma única vela.
Caramba. Na hora não soube o que responder. Disse que a prancha de Fórmula que ele tem hoje é seguramente a que melhor orça no mercado, mas só funciona com vento.
Então veio a inspiração na prancha Fanatic do Ricardo. É uma longboard com aprox. 3,10 metros, grande volume e com bolina retrátil. Seguramente a bolina retrátil é a grande sacada para conseguir orçar com qualquer vento. E recolhendo ela é possível planar quase como uma prancha de slalom ou freeride moderna.
Pesquisei um pouco e encontrei uma matéria interessante sobre a Mistral One Design, que se enquadra praticamente na categoria da Raceboard de nosso amigo Marcus Gevaerd de Floripa. Segue a matéria.
A Mistral One Design foi uma das mais bem sucedidas classes One-design na história recente. Hoje a classe permanece forte e representa a melhor opção para velejar de 0-30 nós de vento com uma única prancha e um único rig (Anders Bringdal).
Para velejadores idealmente entre os 45-80Kg, a Mistral One Design representa a melhor opção para qualquer um que gosta de velocidade com uma excelente performance em qualquer condição e permanece sendo a única One-Design opção para esta faixa de vento.
A prancha possui 3,72m de comprimento e 64cm de largura. Pesa 15,4Kg e possui 235 litros de volume. Desde 89 até a data presente mudou apenas a caixa de quilha, permanecendo todas as demais medidas inalteradas.
Em função de seu grande comprimento, a prancha desempenha muito bem com ventos fracos e o mesmo comprimento permite à prancha planar com a mesma vela 7.4 (oficial da classe), permanecendo plenamente controlável até seu limite máximo na faixa dos 30 nós.
Porém, é uma prancha grande comparada às modernas short boards. Não possui a manobrabilidade de uma free-ride ou free-style, e funciona bem para seu propósito maior: Corrida em longos percursos.
Abraço a todos e Bons Ventos,
Carlos Jürgens
Comentários