Expedição Oriente
Fonte: www.expedicaooriente.com.br
Teriam os chineses descoberto a América 71 anos antes de Cristóvão Colombo? Em 2013 a Família Schürmann parte em uma aventura inédita pelo Oriente para tentar desvendar esse que é um dos maiores mistérios da história das navegações.
A Teoria 1421, do autor inglês Gavin Menzies, defende que uma expedição chinesa comandada pelo almirante Zheng He, a mando do Imperador Zhu Di, da Dinastia Ming, teria sido a primeira a circum-navegar o globo e, entre outras façanhas, chegar ao continente americano no ano de 1421 – 71 anos antes de Colombo. Em busca da verdade por trás desta teoria, a Família Schürmann se prepara para sua terceira expedição ao redor do mundo, refazendo os caminhos que teriam trazido os chineses à América em 1421 e procurando respostas que podem estar escondidas no Oriente há quase 600 anos.
Data da partida: 21 de setembro 2014
Seguem algumas curiosidades sobre a expedição e a embarcação:
TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE
Um sistema elétrico digital, 100% brasileiro, substitui o tradicional sistema analógico fabricado para veleiros e permite o controle remoto por dispositivo móvel, a até quilômetros de distância, de todas as funções da embarcação.
Toda a iluminação no barco é de ultra baixo consumo (LED).
Sistemas desenvolvidos pela Solví para geração de energia limpa por quatro fontes diferentes: eólicos, painéis solares, dois hidrogeradores e duas bicicletas ergométricas com turbina.
As forrações do motor e o isolamento térmico do forro são feitos de material reciclado. Modernos sistemas de reciclagem de resíduos, desenvolvidos pela Solví, e de dessanilização de água reduzem ainda mais o impacto no meio ambiente.
E finalmente, toda a família e tripulantes merecem aplausos e reconhecimento, porém um dos integrantes da expedição pertence ao nosso meio do windsurf:
Wilhelm Schürmann
Aos sete anos anos de idade, Wilhelm embarcou com sua família para navegar ao redor do mundo. Viveu dez anos no veleiro, onde estudou por correspondência, aprendeu três idiomas e conheceu mais de 42 países. Na Expedição Oriente, será o imediato a bordo do veleiro.
Aprendeu a velejar de windsurf aos dez anos e, apaixonado pelo esporte, tornou-se atleta profissional, participando de competições por todo o mundo. Unindo talento e dedicação, obteve destaque tanto no cenário nacional quanto internacional, sendo reconhecido como um dos maiores nomes do esporte. Ganhou mais de 180 medalhas e troféus no Brasil e no exterior em mais de 200 campeonatos, tendo participado de mais de mil regatas.
Quer saber mais? Visite o site oficial em www.expedicaooriente.com.br/
Desejamos a todos os integrantes da expedição ótimos ventos durante toda a empreitada.
Carlos Jürgens
Comentários