Exercício perfeito pro Windsurf

 

Pra quem não tem a felicidade de morar próximo à água e oportunidade de velejar com frequência quase que diária, uma das grandes dificuldades é o preparo físico necessário para o velejo prolongado e em alta performance.

Sim, porque tomemos como exemplo nosso caso aqui em Joinville. Passamos recentemente por um período de aprox. 4 meses sem bons ventos na região. E mesmo que você fique apenas 02 semanas sem velejar, quando entrar a bufa e você se empolgar, é muito fácil fazer uma sessão de 03:00h na água. Difícil é o dolorido muscular nos dias seguintes.

Ok, você pode compensar com uma boa academia. Mas todos sabemos que dificilmente você conseguirá reproduzir em maquinas e aparelhos todos os esforços a que está realmente sujeito na prática do windsurf. E assim, sempre escapa algum músculo sem o devido preparo e que vai incomodar. Isto sem falar que eu particularmente não tenho paciência para ficar horas a fio empenhado numa academia…

Então vem outras soluções. No meu caso, o futebolzinho semanal (02x) já me garante o preparo de pernas e cardio-respiratorio. Mas ainda faltam braços e ombros. Tenho uma barra fixa que costumo me pendurar a cada 03 dias, mas não é o mesmo esforço do windsurf. Serve sim para alongar.

O apoio de frente ao solo poderia ser o exercício mais próximo do real, mas ao invés de tracionar os músculos de braços e ombros, os está comprimindo. Também não bate.

Me lembrei então de uma sugestão do Caio aqui do Windville. Ele me disse que possui uma corda com uma barra na extremidade, na qual ele se segura (pendura) e que dá um excelente resultado. Resolvi seguir a dica e fiz meu próprio aparelho.

Ao invés de amarrar a extremidade da corda em um caibro ou qualquer outro ponto de apoio, resolvi fixar um gancho do tipo usado para pendurar redes.

 

""

 

Além do sistema possibilitar a remoção da corda (para não ficar pendurada e atrapalhando), ainda permite utilizar a solução até mesmo numa parede de alvenaria em qualquer cômodo de sua casa (que tal? Uma academia em seu apê).

Como utilizar? Apoie seus pés contra a parede ou outro apoio ao qual você fixou a corda. Segurando na barra (pedaço de mastro, retranca ou outra travessa forte…), pendure seu peso de maneira que seu corpo fique quase na horizontal em relação ao piso. Caso a corda esteja muito longa, dê alguns nós nela para gradativamente ir encurtando-a até chegar ao comprimento ideal.

 

""

 

Tracione seus braços (como se estivesse fazendo uma barra fixa), aproximando seu peito à barra na qual você está se segurando. Faça quantas repetições conseguir e estiver dentro de sua capacidade e objetivo (Caso sinta alguma dor ou efeito indesejado, consulte um especialista). Como variação ao exercício, incline todo seu corpo para um lado, fazendo o mesmo movimento de aproximação do peito à barra. Tente simular a inclinação do corpo sobre a prancha, fazendo o braço de fora e suas costas trabalhar mais que o lado de dentro. Repita para o outro lado.

 

""

 

Os movimentos realizados neste exercício são quase idênticos aos do windsurf, e permitem que você enfrente altos desafios no seu melhor preparo possível e sem as horas entediantes de uma academia. Falo isto por experiência própria. Acabei de retornar inteiro de uma trip a Jeri, onde velejei durante 8 dias seguidos, com media aproximada de 03:00h diárias.

Como ultimo benefício do sistema, mas não menos importante, ao praticamente se pendurar na barra, você deposita o peso de seu corpo nas mãos. Isto faz com que sejam formados os famosos calos duros, exatamente nos mesmos locais como no windsurf, de maneira que sua mãos não “estourem” com tanta facilidade pela falta de preparo também neste ponto.

Observação: Eu utilizei uma corda de nylon branco 8mm de diâmetro. Afim de evitar danos e ferimentos, antes de se pendurar verifique que a corda e a barra sejam de boa qualidade, os nós bem feitos, e a extremidade seja bem fixada à parede, independente do sistema escolhido.

 

Faça e comprove. Fica a dica.

Bom preparo para bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

  

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.