Quantas vezes você já fez uso do bujão em sua prancha?  Quantas vezes você já pensou “é melhor nem mexer  neste parafusinho aí “  Poderíamos dizer: Mexer ou não Mexer, eis a questão.  Acredito que este assunto possa render alguma cerveja a mais depois de um bom velejo, do que propriamente uma dica de manutenção, de qualquer maneira fica a dica para os amigos.

 

As pranchas construídas no sistema de sanduíche, tem uma grande porcentagem de ar no seu interior (o bloco das pranchas tem até 98% de bolhas de ar). Esse ar fica confinado entre as várias camadas impermeáveis da prancha.

 

O volume desse ar confinado tende a se expandir muito com o calor, quando a prancha é deixada por um longo período no sol, por exemplo após velejar, ou quando transportada no rack do carro. Essa dilatação do ar pode gerar tensões extremamente prejudiciais à estrutura da prancha, podendo causar delaminação ou mesmo abrir fendas no casco

 

Para que esse excesso de pressão possa ser evitado ou, na pior das hipóteses, liberado, é essencial que se abra o bujão sistematicamente. Melhor que se faça isso preventivamente, ou seja, sempre que a prancha estiver no sol, ou em cima do rack do carro, ou viajando de avião, afrouxe o bujão para que a pressão interna fique igual à externa. É interessante que se abra periodicamente o bujão também, mesmo que sua prancha não esteja submetida a um dos casos citados, apenas para equalizar a pressão.

 

Tão importante como abrir o bujão é fechá-lo corretamente antes de sair para velejar. Assegure-se que o bujão não está sendo parafusado inclinado até para não danificar a rosca da prancha, que é plástica.

 

Dica boa também é evitar deixar sua prancha em exposição ao sol por muito tempo, quando transportar em rack utilizar-se de capas com proteção térmica para amenizar o efeito do sol.

 

Porém outra coisa ainda mais importante que tudo isto, é você  USAR PROTETOR SOLAR.

 

Bons Ventos

 

Caio

 

Em tempo: Se alguém estiver afim de um sessão nostalgia, foram inseridas 04 fotos de uma das primeiras trip a Ibiraquera (2004) em nossa Galeria de Fotos. Bom proveito.

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.