Conserto em prancha

Posso arrumar sozinho? Quem nunca teve um malho em sua prancha de windsurf? É claro que é possível realizar pequenos consertos em casa. Porém a água é inimiga. Muito importante é portanto, eliminar a água que por ventura infiltrou na prancha com a maxima urgencia e se o conserto for pequeno, pode ser feito por voce mesmo, caso contrario é melhor levar a um especialista.

A grande maioria das modernas pranchas de windsurf, possuem um miolo feito em EPS (poliestireno expandido), envolta por um sanduiche a base de epoxi que forma uma casca muito dura e resistente. Embora o EPS é o material ideal em função de seu baixo peso, se tiver a chance ele pode absorver água como uma esponja, levando à delaminação das camadas de epoxi e potencialmente arruinando sua prancha.

Assim, a primeira providencia ao perceber qualquer malho em sua prancha, é cobrir este malho com a boca e literalmente dar um xupão na prancha. Isto mesmo, um xupão (cuidado para não ingerir residuos de fibra, EPS, etc…). Se voce conseguir xupar ar, a água também pode passar.

Regra de Ouro: Se não sair água no xupão (repita ao menos 03 vezes), parta imediatamente ao conserto. Caso saia água, leve sua prancha ao seco e inicie imediatamente o processo de secagem. Quanto mais tempo a prancha permanecer molhada, tanto mais dificil será secá-la e maior o dano potencial ao seu equipamento.

Caso o miolo da prancha esteja muito encharcado e já esteja exposto a muito tempo à água, o serviço de reparo deverá ser passado a um profissional. Mas caso o malho seja pequeno e a entrada de água for recente, remova o parafuso valvula (proximo ao rasgo de encaixe do pé-de-mastro) da prancha e posicione ela com o malho para cima numa sala quente ou ao sol. Um ventilador para aumentar a circulação do ar em volta da prancha (no caso da sala aquecida) poderá ajudar a velocidade da evaporação da água. Seja paciente e espere até a prancha estar totalmente seca. Esta operação pode durar dias, semanas e até meses para ser concluida.

Pequenos reparos:

– Certifique-se de que o malho tenha sido completamente drenado e esteja 100% seco.

– Corte fora e remova toda a parte danificada ou solta do material epoxi de cobertura na região do malho.

– Lixe (lixa media) a região em torno ao malho até que o material fique fosco. Esta operação irá auxiliar a fixação do adesivo.

– Se voce dispuser de um tecido à base de fibra de vidro, e se o malho for muito grande, pode ser depositado uma leve camada deste material dentro do buraco.

– Misture em proporções iguais 02 medidas de adesivo a base de epoxi e aplique na região do malho de forma a cobrir completamente a parte afetada.

– Deixe secar.

– Se for de seu interesse, dê acabamento ou então vá velejar, mas antes reponha o parafuso/valvula na prancha.

O mercado está bem suprido hoje em dia de adesivos à base de epoxi. Existem os liquidos incolores da 3M, Araldite, etc… e que normalmente apresentam uma secagem rapida na faixa dos 10 minutos. A Araldite possui um adesivo pastoso branco, com secagem também em 10 minutos e que dispensa no caso de pranchas brancas uma pintura posterior para acabamento.

O melhor de todos é o incolor líquido, pois penetra melhor nas reentrancias do malho aberto e com isto veda melhor e garante uma maior vida util do reparo. Pensando assim, apesar de ser em material compatível, não se recomenda o uso dos adesivos bi-componente tipo massa (Durepoxi, etc…) pois não garantem uma boa liga com o material da prancha em função do seu estado natural.

Todos este adesivos possibilitam acabamento posterior com lixa e aceitam pintura.

Reparos grandes ou no caso da prancha ter se dobrado ou quebrado o bico, a prancha deverá ser levada a um especialista. Os profissionais possuem uma grande gama de materiais, ferramentas e meios para garantir um reparo de qualidade.

Algumas dicas importantes:

– Tenha sempre em seu material um kit de reparos, principalmente com o adesivo epoxi liquido conforme explicado acima.

NUNCA use parafina de pranchas de surf ou fita adesiva para fechar um malho, pois não são materiais vedantes e posteriormente poderão prejudicar ou dificultar o reparo.

– Pese sua prancha de tempos em tempos. Eventuais infiltraçãoes poderão ser percebidas desta maneira.

– Estas dicas servem para pranchas à base de epoxi. Para pranchas mais recentes de carbono não sei dizer se o adesivo funciona, porém a necessidade de eliminar a água é exatamente a mesma.

Por fim, não relacionado com o assunto mas não menos importante:

– Una sempre as duas metades do seu mastro com fita adesiva. Isto irá evitar a entrada de areia e ou sal na junta e o possível engripamento das partes.

Materia extraída de: www.boardseekermag.com/features/equipment/board-repairs-can-i-fix-it-myself.html

Bons Reparos a todos,

Carlos Jürgens

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