Como ir pras alças
Em minha andanças pela internet, encontrei já a algum tempo atrás um vídeo bastante didático, para ajudar àqueles que estão na fase de já planando mas ainda não colocando os pés nas alças. Com a renovação de nosso site se tornou possível inserir as imagens junto ao texto e assim divulgar a matéria.
Para quem tiver interesse, o vídeo segue no seguinte link: http://www.youtube.com/watch?v=gIIlzg6uGsE&feature=relmfu
Inicialmente entendemos que quem está nesta fase já consegue planar ou ao menos velejar estável (ir e voltar) e portanto entende a necessidade de estar com prancha e vela bem dimensionadas conforme o vento que estiver soprando.
Então vamos lá. Já velejando de través (90º em relação ao vento), aumentando a velocidade (aprox. 15Km/h), devemos mover o peso de nosso corpo mais para trás, aproximadamente na posição das alças, e lentamente ir se deslocando para fora da linha de centro da prancha, em direção contraria ao vento. Este conjunto de ações na realidade nada mais é do que utilizar o seu próprio peso para equilibrar a força do vento contra a vela. Faça tudo isto sem pressa ou movimentos bruscos.
O conjunto irá aumentar a velocidade (aprox. 20Km/h), Neste momento deve-se encaixar o pé na alça da frente.
Neste momento você estará com velocidade próxima dos 25Km/h, e com um movimento dos quadris e cintura (procure não alterar demasiado o posicionamento de seu peso na prancha), encaixe o trapézio nas alças do kit fixadas da retranca. Mova seu peso mais para fora do centro da prancha.
Nota: Eu particularmente prefiro encaixar o trapézio antes de colocar o pé dianteiro nas alças. É uma questão de preferência, mas o momento no qual isto ocorre é mais ou menos nesta faixa de velocidade independente da sequencia escolhida pelo velejador. Tudo sem pressa…
Neste momento, praticamente toda a prancha saiu da água (planando). A prancha se tornou mais estável e aumentou a velocidade (próx. Aos 30Km/h). Continue olhando para a frente e não para as alças. Transferindo seu peso para o trapézio e pé dianteiro, alivie a pressão no pé de trás e tateando encontre a alça.
Importante: O movimento de encaixe dos 2 pés nas alças deve ser sempre um movimento lateral meio que deslizando o pé e nunca de cima para baixo. Procure não “pisar” na prancha transferindo muito peso para aquele pé, pois isto irá desestabilizar a prancha. O que foi dito acima de não olhar para as alças é verdade. Procure sentir (tato com os pés, rsrsrs…) com o calcanhar quando cada um estiver imediatamente à frente das respectivas alças. Isto irá facilitar o movimento de encaixe no momento correto.
Com um movimento rápido, encaixe seu pé na alça de trás. Procure pela posição mais correta e confortável para seu corpo. Procure não perder muito tempo no encaixe do pé de trás. Se seu pé começar a tocar na água, você pode perder o momento, a velocidade pode aumentar demasiado e se tornar mais difícil a operação.
Nota: Encaixar os pés nas alças tem o momento certo, ainda mais para iniciantes. Procure sentir a velocidade da prancha e em função disto seguir os passos para encaixar nas alças. Em velocidade tudo será mais difícil e inseguro.
Com os 2 pés nas alças a prancha se torna mais estável e fácil de controlar. E podemos desfrutar da velocidade próxima dos 40Km/h.
Tudo isto depende de muito treino. Se você tiver espaço e disposição, uma boa pedida é montar no jardim de sua casa a retranca na parte inferior do mastro. Fixar o conjunto na prancha. Prender o mastro e a retranca com uma corda numa arvore, de forma a simular a inclinação do conjunto na hora do velejo, então coloque o trapézio, e meio que “pendurado” no conjunto, simule em terra o movimento de encaixar o trapézio e colocar os pés nas alças. Funciona, pode confiar.
Espero que a materia possa ajudar aos que estão nesta fase a mais rapidamente atingirem este nível de velejo e aos mais avançados, que sirva de material para ajudar aos demais.
Bons Ventos a todos,
Carlos Jürgens
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