COM ou SEM cambers???
Eis a questão.
Segundo alguns grandes fabricantes de velas (Point-7, Simmer, North Sails, Gaastra, Tushingham e Naish), a opinião é unanime entre as diferenças.
Montagem
A vela sem camber é normalmente mais fácil de montar, embora que com bastante pratica e considerando a manga normalmente mais larga, velas com camber podem vir a ser montadas mais rapidamente que as sem.
Velas com camber são mais sensitivas ao uso do mastro correto do que as sem camber que praticamente aceitam qualquer mastro disponível.
Uso e manuseio
Velas sem camber são mais fáceis de flipar no jibe e mais soltas em manobras. Também são mais fáceis de fazer o water start pois normalmente possuem mangas menores (menos água dentro), e não existe o perfil formado que pode estar invertido para baixo.
Velas com camber tendem a ter melhor resposta para velejadores passivos em ventos fracos, e se comportam melhor nestes ventos fracos até medios em função de terem seu perfil fixo e não dependente da pressão do vento.
Velas com camber também orçam melhor devido ao fato de não perderem seu perfil quando enfrentando ventos mais frontais.
A velocidade final de ambas as velas tende a ser a mesma.
OBS: Estamos neste caso falando de uma vela Twin-cam contra uma sem camber. Em velas de race a coisa altera.
Tamanho da retranca
Independente de ser vela com ou sem camber, o recorte na valuma próximo ao olhal onde se caça a vela tem prós e contras.
Sem recorte: Mais power em ventos fracos e mais fácil fechar a esteira da vela contra o deck da prancha.
Com recorte: Possibilidade de usar retranca menor, normalmente com mais conforto e rigidez, principalmente em se pensando na flexibilidade do aluminio.
Pouco recorte = Melhor para planar mais cedo. Funciona como um trampolim, inicialmente abrindo para permitir a passagem da rajada e logo após transformando em impulso.
Recorte grande = Melhor controle com ventos fortes e se for muito grande, faz a vela “abrir”, quase como abrir uma porta, e permite a passagem do ar sem transformar em impulso.
Peso
O peso das velas é muito importante em manobras. Normalmente materiais mais leves são usados nas partes superiores e mais resistentes nas inferiores onde ocorrem a maior parte dos danos.
Porém quando se fala em peso deve-se sempre considerar que é a prancha que sustenta ele em confronto contra a água. Depende também do perfil da vela. Muitas velas são leves em terra e se sentem pesadas no velejo, enquanto outras pesadas fora da água praticamente se neutralizam quando em uso.
Portanto é nas manobras que se sente o real peso de uma vela, mas nunca esquecendo o compromisso com durabilidade, que para velejadores recreacionais inclusive deve ser o item mais importante, e um bom compromisso e equilíbrio entre estes 02 fatores é o que se deve considerar na aquisição de uma nova vela.
Diversos
Quando se fala em velas grandes, ou acima de 7.0/7.5, via de regra se fala em cambers, pois são velas para ventos fracos e onde é desejável o shape da vela formado para planar mais cedo.
Onde é dispensável o uso de camber em velas grandes? Em locais onde os ventos para este tipo de vela são bastante constantes não variando muito nas rajadas.
Ainda, velas com cambers quando começam a quebrar as talas na região dos cambers incomodam muito. Foi por motivos deste tipo que resolvi abandonar os cambers.
Finalmente qual a diferença entre o velejador ativo e o passivo?
Velejador Ativo é aquele que enxerga a rajada chegando e consegue antecipar os movimentos.
Velejador Passivo é aquele que precisa esperar o vento encher sua vela para então reagir e começar a planar.
Normalmente um velejador ativo consegue fazer com uma vela sem cambers o que o velejador passivo faz com uma com cambers.
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
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