Aviso de Regata
21-10-2008 | Aviso de regata
Etapa Balneario Camboriú
DATA: 29 e 30 de novembro de 2008
LOCAL: Balneário Camboriú / Santa Catarina
SEDE: Camboriu Wind
Instruções de Regata
Válida para o Campeonato Estadual de Fórmula Experiênce
do ano de 2008
A Federação de Vela do Estado de Santa Catarina e seus filiados (ABCWind e ACW), convidam os velejadores de Fórmula Experiênce a participarem do Campeonato Estadual da classe, bem como os filiados da ABC Wind (Associação de Balneário Camboriú de Windsurf) na categoria Fórmula Interna e os associados da ACW (Associação Catarinense de Windsurf) categoria Slalom para a 4ª etapa do Ranking da Associação a se realizar em conjunto nos dias 29 e 30 de novembro de 2008 na sedo do Clube Camboriú Wind em Balneário Camboriú, Rua 4000, Barra Sul ao lado do Hotel Barra Sul, no litoral do Vale do Itajaí.
1 – REGRAS:
1.1 – As regatas serão disputadas de acordo com as regras da ISAF vigentes à época da realização da etapa, regulamento da Fevesc, regulamento da ABCWind, Regulamento da ACW Slalom, regras das Classes, aviso de regata e estas instruções.
2 – CLASSES:
2.1 – Windsurf Fórmula Experiênce, Fórmula Windsurf, Formula Slalom e Slalom.
2.2 – A Categoria Kids não soma pontos para o ranking da ACW . Mas pontua na categorias Slalom Junior e Fórmula Slalom.
3 – INSCRIÇÕES:
3.1 – Na sede do evento programado, conforme formulário disponível na secretaria de vela, do Clube. Deve ser preenchido e assinado pessoalmente, e entregue nesta secretaria, até às 12:00 horas do sábado. Só serão aceitas inscrições dos velejadores que estiverem quites com a Fevesc, ou em outras Federações Estaduais na categoria FE, quites com a ACW na categoria Slalom e com a ABCWind na categoria Interna. Apresentando aos organizadores a sua carteira do ano.
4 – AVISO AOS COMPETIDORES:
4.1 – Serão afixados no quadro oficial de avisos próximo a secretaria do evento, sendo considerados avisados todos os competidores.
5 – ALTERAÇÕES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA:
5.1 – Serão afixadas no quadro de avisos antes de 30 min do inicio da primeira regata do dia em que entrarão em vigor, exceto alterações no programa de regatas que serão afixadas até às 20:00 horas do dia anterior ao dia em que terão efeito.
6 – SINAIS EM TERRA:
6.1 – Serão expostos no mastro de bandeiras mais próximo da área na praia destinada aos equipamentos e ou próximo ao quadro de avisos na sede do Clube Camboriú Wind.
6.2 – O galhardete RECON içado com dois sinais sonoros significa que a regata está retardada, devendo os velejadores permanecerem na sede. O sinal de atenção não será dado antes de 20 (vinte) minutos após o RECON ter sido arriado.
6.3 – A bandeira BRAVO içada com um sinal sonoro, quando da chegada da CR em terra ao final das regatas, significa: o prazo de uma hora para a apresentação de protestos começou. Quando arriada significa que o prazo terminou.
7 – PROGRAMA:
Sábados – 10:00 horas
12:00 horas
13:00 horas
Abertura das inscrições (obrigatória).
Encerramento das inscrições
Largada da primeira das 3 regatas do dia para FE e FW e 5 baterias de slalom(não será dado largada após às 18:30 horas).
Domingos – 11:00 horas
Largada da primeira das 2 regatas do dia de FE e FW e 4 baterias de Slalom (não será dada largada após às 16:00 horas).
(Após as regatas de domingo, confraternização com entrega de prêmios)
8 – PERCURSOS:
8.1 – Serão os seguintes:
a) Fórmula Experiênce e Fórmula Windsurf largarão juntos
b) Categoria Slalom, Fórmula Slalom e Kids será o oito (8) ou Vê (V)
8.2 – Os percursos a serem adotados em cada categoria, para as regatas do dia, serão afixados pela CR no Quadro de Avisos até o 30 min (meia hora) antes da partida da primeira regata do dia.
8.3 – As marcas de percurso serão bóias infláveis cilíndricas de cor alaranjada, vermelha e amarela.
9 – LARGADAS:
9.1 – Quando presentes na mesma raia, as classes obedecerão a seguinte ordem de largada:
1º Fórmula Experiênce e Fórmula Windsurf;
2º Fórmula Slalom, Slalom e Kids.
E terão partida de acordo com a regra 26 da ISAF, com esta sinalização:
BANDEIRAS TEMPO SINAIS
Sobe da classe 5 minutos 1 sonoro
Sobe Papa* 4 minutos 1 sonoro
Desce Papa 1 minuto 1 sonoro
Desce da Classe Largada 1 sonoro
* ou Preta, ou Índia, ou Zulu.
9.2 – Um competidor não poderá largar após quatro minutos do sinal de partida para sua classe.
9.3 – Seqüência de Largada: no momento da largada da 1ª classe subirá a bandeira da próxima classe a largar. Caracterizando assim largadas de 5 em 5 minutos. Mas, se for necessário, a CR poderá efetuar largadas independentes, com qualquer ordem de partida.
9.4 – LINHA DE LARGADA: será entre o mastro de bandeiras da embarcação da CR e uma bóia de cor alaranjada ou vermelha, ficando a critério da CR adotar uma marca do percurso ou montar linha auxiliar.
9.5 – ESPAÇO PARA PARTIR: Os barcos para os quais ainda não foi dado o sinal de preparação, deverão deixar livre a área de largada e dar passagem a todos os barcos para os quais o sinal de preparação já tiver sido dado. Cabendo punição de conduta conforme regra da ISAF.
9.6 – A regata poderá ser anulada por insuficiência de vento e ou utilizar a bandeira “Fun Flag”, ou qualquer outra razão que afete diretamente a segurança ou a justiça da competição. Esta decisão ficará a critério da CR e não esta sujeita a reparações.
9.7 – CHAMADA GERAL: quando houver uma chamada geral a próxima classe a partir aguardará a nova partida da classe para a qual foi dada a chamada geral.
9.8 – ALTERAÇÃO DO PERCURSO APÓS A LARGADA:
De acordo com as Regras de Regata da ISAF.
10- LINHA DE CHEGADA:
10.1 – Será entre o mastro de bandeiras de uma embarcação da CR, onde estará desfraldada a bandeira azul e uma bóia cilíndrica alaranjada ou vermelha, ficando a critério do árbitro adotar uma marca de percurso ou montar linha auxiliar.
11– PENALIDADES ALTERNATIVAS:
11.1 – Será adotado sistema único de 360º.
12– EMBARCAÇÕES E TÉCNICOS NA RAIA:
12.1 – As embarcações de técnicos, team leader; e barcos de apoio (que não façam parte da C.R.), deverão ficar afastados 100 metros a sotavento da área de partida, também a 100 metros a barlavento da área de chegada assim como também deveram manter-se afastados das Pranchas durante o percurso da regata. A partir do sinal de preparação até o término da regata.
12.2 – Estará sujeito a protestos a embarcação que infringir este item. Podendo ser desclassificado da regata o velejador ou os velejadores que estiverem sob sua orientação.
13– LIMITE DE TEMPO:
13.1 – Será de 40 minutos para cada classe. Os barcos que não chegarem dentro de 20 minutos após a chegada do primeiro colocado de sua classe ou no limite de tempo, o que ocorrer mais tarde, serão considerados DNF.
13.2 – O pôr do sol será considerado às 18:30 horas. Se vigente horário de verão, passará para 19:00 horas.
14– PROTESTOS:
14.1 – Serão apresentados por escrito, em formulários disponíveis na secretaria do evento e lá entregues dentro do prazo previsto no item 61.3 das regras da ISAF.
14.2 – A taxa de protesto será de R$150,00 (cento e cinqüenta reais).
15– PONTUAÇÃO:
15.1 – Será aplicado o sistema Linear de pontuação conforme apêndice A das regras da ISAF., A 4.1 e A 4.2.
15.2 – Estão programadas 5 regatas para FE e FW , para a categoria Fórmula Slalom, Slalom e Kids 9 regatas na etapa, das quais 1 deverá ser completada e válida para constituir a série, sendo assim: 1 X 1, 2 X 2, 3 X 3, 4 X 3 e 5 X 3 para FE e FW bem como 1X1, 2X2, 3X3, 4X4, 5X5, 6X5, 7X5, 8X5 E 9X5 para Slalom, F Slalom e Kids.
16– SEGURANÇA:
16.1 – Será obrigado o uso de colete de salva-vidas por todos os competidores, desde o momento em que deixem a sede até seu retorno ao final das regatas. Aos que não usão assinar termo de responsabilidade no ato da inscrição. A categoria Kids será obrigatória sem exceção.
17- RESPONSABILIDADE:
17.1 – A decisão de participar ou não das regatas será de exclusiva responsabilidade dos participantes. A organização do evento, a FEVESC, ABCWind, ACW, Clube Camboriú Wind ou qualquer outra pessoa ou empresa envolvida na organização não se responsabilizam por qualquer lesão (inclusive morte), danos materiais ou pessoais, perda ou reivindicação, sustentada por competidores ou qualquer um antes, durante ou depois do evento.
Comentários