As Top 18 do Windsurf – Parte 2

Dando continuidade à matéria da semana passada:

Matéria extraída de: http://jimbodouglass.blogspot.com.br/2008/02/top-16-windsurfing-questions-answered.html

Pergunta 5) – Quais as vantagens de uma prancha grande em comparação com uma pequena? Se eu optar por uma prancha grande, precisarei no futuro trocar?

Uma prancha grande não será eterna. Todas as habilidades de nível intermediário do windsurf (trapézio, pés nas alças, planar, beach start e water start) serão mais fácil e rapidamente aprendidas numa prancha grande em comparação com uma pequena. E muitas das pranchas grandes da atualidade tem uma boa performance num range muito grande de ventos, inclusive em ventos fracos, onde as pranchas pequenas sofrem. A maior razão das pranchas pequenas serem populares entre velejadores experientes, é que quando o vento está forte o suficiente para usá-las, elas rápidas, manobráveis e dão uma grande sensação de leveza. E também quando os ventos ficam realmente fortes e com águas agitadas e ondas, pranchas pequenas permanecem mais controláveis que as grandes.

Pergunta 6) – Sou um iniciante à procura de minha primeira vela. Que tipo de vela eu deveria procurar e em qual tamanho?

Voce deveria procurar uma vela entre 3 e 7 m² (3.0 a 7.0), dependendo de seu tamanho e peso, e a velocidade de vento que você frequentemente irá velejar. Verifique na tabela (windsurfcalculator.xls – peça pelo email [email protected]) qual a medida mais indicada para seu biotipo. Conforme você for evoluindo, você pode iniciar a usar velas com medidas próximas às recomendadas para velejadores experientes. Recomenda-se que sua primeira vela não possua cambers. Evite mastros e velas anteriores ao ano 2000 ou material para race (corrida). De forma geral para nossa região (sul do Brasil), para velejador do sexo masculino, peso e estatura medianos, uma vela iniciante seria algo em torno de 4.5 a 5.0. Uma boa vela coringa para avançar na fase intermediaria é a 6.5 (6.0 a 7.0).

Pergunta 7) – Que tipo de roupa de neoprene e acessórios deverei ter?

Se a temperatura da água for inferior a 21ºC, você irá necessitar de uma roupa de neoprene. Inicialmente (entre 15 e 21ºC) um short-sleeve (mangas e pernas curtas) com espessura não superior a 3mm resolve o problema. Para temperaturas entre 10 e 15ºC, você necessitará de um longo, se possível com espessura 5mm. Uma boa opção é utilizar uma roupa de 3mm com o colete flutuador na parte do tórax. Esta combinação permite encarar as águas mais frias do sul de nosso país. Uma botinha ou sapatilha é bem vinda para proteger do frio e também para aumentar a aderência no deck da prancha. Para iniciar no uso das alças os calçados podem atrapalhar um pouco. Luvas são sempre bem vindas, sendo sua maior função a proteção das mãos evitando bolhas. Toucas de neoprene ou bonés no verão ajudam a proteger do frio e do sol conforme o caso. Não esqueça em sua bolsa o protetor solar. Se você for utilizar um colete flutuador, procure uma próprio para ajudar a evitar impacto e que possua a linha de cintura fina (sem material flutuador), para permitir o uso e sobre posição do trapézio.

Pergunta 8) – Qual medida de vela, prancha e quilha preciso ter para planar numa quantidade “X” de vento? Ou então, com minha vela “Y”, quanto vento precisará soprar para eu planar?

Verifique na tabela (windsurfcalculator.xls – peça pelo email [email protected]) qual a medida mais indicada para seu biotipo. Não esqueça de verificar também o tamanho recomendado de quilha – Esta variação de quilha não é tão importante para os iniciantes, porém assim que você iniciar a planar, passará a desempenhar sua função. Normalmente a quilha padrão fornecida com a prancha pelo fabricante é suficiente até o velejador iniciar no nível intermediário. Verifique também se sua prancha é recomendada para a vela e quilha indicadas na tabela.

Tenha em mente que uma Longboard consegue absorver praticamente qualquer medida de vela. Shortboards possuem o range ideal de velas indicadas em seu catalogo ou no site do fabricante. O comprimento máximo de quilha que uma prancha pode acomodar, corresponde aproximadamente à largura da prancha logo abaixo das alças traseiras e o comprimento mínimo de quilha seria 2/3 desta mesma largura.

Pergunta 9) – Que tipo de trapézio eu devo escolher?

O trapézio de cintura é o mais simples de utilizar e melhor para aprender o uso para a maioria das pessoas, entretanto se voce tem problemas nas costas ou então quer realmente ser rápido na água, você deve partir para o trapézio do tipo cadeirinha.

Nas próximas semanas, seguirão as continuações à matéria.

Bons Ventos a todos,

Carlos Jürgens

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.