Ajuste variável na retranca
Beneficia ou atrapalha? Qual a relação que existe entre caçar uma vela na base (downhaul) do mastro ou na retranca (outhaul)?
Para facilitar a tradução, passarei a utilizar em alguns casos os termos em inglês conforme indicação acima.
A maioria dos velejadores de windsurf, caça ou solta o ajuste da vela na retranca algumas vezes durante a sessão, e normalmente o faz na praia. Faz parte do processo de ajuste da vela, e tanto downhaul como outhaul podem ser usados para curvar o mastro, gerando o mesmo efeito e resultado.
Uma vela bem caçada na retranca, também ajuda a estabilizar os painéis da vela e é necessário quando você estiver sobre-velado na sua escolha de vela utilizada. Se o vento estiver fraco, você pode ajustar para uma bolsa maior gerando mais Power ao seu rig.
Outhaul deveria também ser usado em conjunto com o downhaul como forma de setup de sua vela, mas com o downhaul como ajuste dominante, para garantir que a estabilidade da vela seja mantida na manga, bem onde a bolsa da vela tem o primeiro contato com o vento. Portanto, somente deve-se pensar em caçar ou não na retranca, após a vela ter sido caçada corretamente na base.
Caçando na base e curvando o mastro, você deixa a vela mais chapada, pois a curva do mastro absorve parte da bolsa na manga da vela. Uma vela chapada é normalmente menos potente porém melhor para ventos fortes. Já a vela mais cheia (com mais bolsa) acelera melhor e fornece mais Power para ventos fracos.
Então, muitas pessoas usam o outhaul para setar a vela para Power. Se você estiver sobre-velado, basta caçar um pouco mais na retranca. Ao contrario, se o vento diminuir, você solta na retranca.
Voce pode caçar mais ou menos na base (downhaul) para obter o mesmo resultado, porém não é tão simples e prático de ser realizado.
Para isto então, existe o ajuste variável na retranca, significando que você pode ajustar o outhaul enquanto estiver velejando/planando.
O ponto negativo disto é que você precisa comprar e instalar um sistema à sua retranca, que pode inicialmente não ser tão simples de ajustar e usar, e há quem diga que acrescenta peso ao seu rig.
Podemos ainda nos aprofundar aqui. Quando você tem uma vela grande com cambers, então ajustar o downhaul é a regulagem principal, e o ajuste do outhaul é simplesmente para ajuste do Power para qualquer que seja o ajuste de downhaul escolhido. Isto confere à estabilidade da vela com cambers um ainda maior range de ventos.
Um competidor pode soltar o outhaul para maior Power durante uma competição se o vento enfraquecer, ou caçar mais se o vento apertar. Porém o benefício real de um sistema de ajuste variável na retranca diz respeito a qual nível de velejo você se encontra. Para orçar, uma vela chapada é melhor, e o outhaul basicamente estica os painéis principais (inferiores) para uma melhor capacidade de orça.
Ao contrario, quando arribando, você vai desejar uma vela com mais bolsa, para mais Power e permitindo manter o vento aparente na bolsa da manga. Adicionalmente, você vai querer os painéis da vela mais frouxos e maleáveis, para melhor e mais efetivo aproveitamento do vento incidente. O grande efeito de twist (maleabilidade e flexibilidade na abertura do tope da vela em relação à sua base) necessário para arribar, tem relação direta com fatores relacionados a vento aparente (ver matéria à parte no site).
No velejo em ondas, um ajuste variável na retranca também pode ter suas vantagens. O sistema ajuda em ventos rajados, maximizando o Power da vela. Por exemplo, para entra no mar, você precisa de Power e neste caso menos outhaul é a solução.
Já ao velejar uma onda, você pode facilmente estar sobre-velado em função do empuxo da própria onda agindo sobre sua prancha, adicionado ao vento aparente sobre sua vela. Neste caso, aplicar mais outhaul pode trazer grandes vantagens. Lógico, é mais coisa pra pensar numa situação que não se compara ao velejo em águas lisas.
Alguns podem ainda argumentar que existe a extensão de mastro com ajuste-catraca da North Sails, que permite regulagens fáceis do downhaul mesmo velejando. Alguns clicks na pequena alavanca de downhaul podem fazer a diferença no Power que a vela pode fornecer com as variações de vento. E tudo isto sem retornar à praia.
Matéria baseada no descritivo de “Basher” – Membro Senior do fórum: http://forums.boards.mpora.com/showthread.php/64457-Adjustable-outhauls-%E2%80%93-benefits-or-otherwise
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários