A maior parte das velas com camber, independente da marca, modelo ou fabricante, são projetadas e saem de fabrica para montar perfeitamente no seu mastro recomendado.

É lógico que vela de ultimo tipo e alto desempenho, sempre irá pedir um mastro top de linha do mesmo fabricante, e via de regra com elevados percentuais de carbono e em consequencia com alto preço. Pensando assim fica difícil para alguns velejadores manterem seus rigs atualizados.

Porém os fabricantes não são tão radicais e entendem que nem todos os velejadores podem frequentemente comprar o par casado (vela e mastro).

Para permitir montar vela com camber, em mastros de diâmetros diferentes ao recomendado, os fabricantes de velas costumam fornecer espaçadores (spacers) especialmente projetados para esta finalidade. Estes espaçadores normalmente se encontram nas bolsas laterais dos sacos, ou como no caso das Neilpryde, internamente na tampa do saco da vela.

Para usar os espaçadores siga a seguinte sequencia:

1) Monte a vela seguindo a especificação de comprimentos de mastro e extensão com o material que você tiver disponível. Cace completamente a vela (vento forte), montando inclusive a retranca e os camber.

2) Visualmente veja se todos os painéis estão bem esticados e se necessário regule as talas (se você não souber como executar esta regulagem, pergunte a um velejador mais experiente como se faz).

3) Tente identificar se os cambers estão muito folgados no encaixe com o mastro. Memorize (ou marque em papel) a posição deles. Normalmente quando usar um mastro diferente do recomendado, a tendência é um dos cambers tocar mais forte no mastro, deixando os demais folgados em função de diferenças em diâmetro e curvatura dos mastros.

4) Solte um pouco a vela e regule a mesma para vento fraco (mais Power). As explicações de vela regulada para vento forte e fraco já foram tratadas em matérias anteriores neste mesmo site.

5) Verifique se as folgas nos camber assinalados se mantiveram. Normalmente a tendência é a folga aumentar, ao ponto de os cambers chegarem a escapar do assento no mastro. Uma coisa que enche muito o saco do velejador dentro da água é um camber que escapa do mastro. Anote ou memorize novamente qual a folga verificada em cada camber.

6) Desmonte a vela. Remova os cambers onde se verificaram as folgas de cima da ponta da tala (cam tab). O camber próximo à retranca pode ser acessado através da abertura na manga para fixação dela (retranca), enquanto que os demais normalmente possuem um zíper que permite acesso a eles (cambers).

7) Conforme a folga verificada enquanto a vela estava montada, monte o espaçador adequado sobre a ponta da tala (veja a ilustração da matéria). Pode eventualmente ser necessário a utilização de mais de 01 espaçador.

8) Reinstale o camber.

Se você for um sujeito caprichoso, poderá remontar seu rig e verificar qual o resultado alcançado. Conforme o caso, repetir o procedimento até encontrar a combinação ideal.

Como exemplo posso citar minha vela 7.0 North RAM F10, que pede um mastro 4,60 North Sails Ouro ou Platinum. Como não tenho este mastro, montei com meu X-6 Neilpryde 4,60. O resultado foi satisfatório para vento regular, porém no momento em que tive de caçar mais a vela tive problemas, pois os painéis superiores (parte de escape da vela) ainda estavam retos enquanto os painéis mais baixos, próximos à retranca estavam caindo. Para ventos fracos o camber de cima escapava.

Resolvi o problema com um mastro Powerex Wave 4,30 com 60% de carbono que tenho para velas menores. Monto no topo do mastro uma extensão de 30cm e nos 02 cambers superiores (esta vela possui 04) montei spacers. Repito. Não é o correto, mas com esta montagem consigo usar a vela em qualquer situação de vento e não tive de desembolsar os $$$ necessários para o novo mastro.

Pessoal, este site pertence a todos nós, windsurfistas ou não, que curtem o esporte e se interessam pelos assuntos relacionados ao mesmo. Caso você tenha algum comentário, matéria ou mesmo alguma ideia ou sugestão, sinta-se a vontade e entre em contato conosco através do email [email protected].

Da mesma forma nossos classificados estão abertos ao uso geral. Basta clicar em "Novo Anuncio" na parte superior dos classificados, preencher todos os dados (se possível com foto em tamanho vga) e enviar para a administração do site. Em aprox. 02 dias seu anuncio estará liberado e acessível para todos os demais velejadores.

Abraço e Bons Ventos a todos,

Carlos Jürgens

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.