ROSA DOS VENTOS
A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais (na vela, direção do vento) e seus intermediários. A rosa dos ventos corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente um sentido que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.
Assim, praticamente todos os pontos na linha do horizonte podem ser localizados com exatidão. Cada quadrante da rosa dos ventos corresponde a 90°: considera-se o norte a 0°; o leste a 90°; o sul a 180°, o oeste a 270°, e novamente o norte a 360°.
Rosa dos ventos de 32 pontos de uma carta de Jorge de Aguiar (1492), a carta náutica assinada e datada mais antiga de Portugal.
A utilização de rosas dos ventos é extremamente comum em todos os sistemas de navegação antigos e atuais. Seu desenho em forma de estrela tem a finalidade única de facilitar a visualização com o balanço da embarcação, portanto os quatro pontos cardeais principais são os mais fáceis de ser notados: norte (0° de azimute cartográfico), sul (180°), este ou leste (90°) e oeste (270°). Dependendo do tamanho da bússola pode caber mais quatro pontos que são chamados de colaterais: nordeste (45°), sudeste (135°), noroeste (315°) e sudoeste (225°); se o visor for maior ainda costumam incluir mais oito pontos, os subcolaterais: nor-nordeste (22,5°), lés-nordeste (67,5°), lés-sudeste (112,5°), su-sudeste (157,5°), su-sudoeste (202,5°), oés-sudoeste (247,5°), oés-noroeste (292,5°) e nor-noroeste (337,5°).
Assim como os meridianos estão para os pólos da mesma forma todos os rumos estão para o observador.
Em português claro. Tendo por base a Rosa dos Ventos, se você parado sentir vento soprando com origem em Sudeste, esta será a designação da direção do vento: Sudeste (ou o antigo Suleste – não confundir com Sudoeste, veja a representação abaixo). Obviamente voce precisa saber onde é o Norte e precisa posicionar a Rosa dos Ventos orientada em conformidade com este ponto cardeal.
Rosa dos ventos mostrando a abreviatura dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.
Em termos acadêmicos, os pontos cardeais são quatro:
- norte, inicial N, também chamado "Setentrional,Boreal".
- sul, inicial S, também chamado "Meridional ou Austral".
- leste ou Este, inicial L ou E, também chamado "Oriente, Nascente ou Levante".
- oeste, inicial O ou W, também chamado "Ocidente ou Poente".
As marinhas de Portugal e do Brasil usam a forma leste para evitar confusão com este, mas em geral é mais usual a inicial E, até por coerência com as iniciais dos pontos colaterais.
Há também quatro pontos colaterais:
Finalmente oito pontos subcolaterais:
- nor-nordeste – NNE,
- és-nordeste – ENE,
- és-sudeste – ESE,
- su-sudeste – SSE,
- su-sudoeste – SSO ou SSW,
- oés-sudoeste – OSO ou WSW,
- oés-noroeste – ONO ou WNW,
- nor-noroeste – NNO ou NNW.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa_dos_ventos
Bons Ventos com a direção correta a todos,
Carlos Jürgens
Comentários