Picos de Wind – Lagoa Azul em Mostardas/RS (Bacopari)
O segundo pico que eu quero falar e divulgar é daqueles lugares que não se acham facilmente. Mas não porque o local é de difícil acesso não, é porque quem conhece não conta para ninguém…
Você sabe quando você vê um monte de gente falando como foi bom velejar, como o vento estava bom e quando você pergunta: “Onde é este lugar tão maravilhoso?” parece que ninguém te ouviu??
Pois é, este é um desses lugares. Quem conhece guarda para si e não divulga, com receio dos outros tomarem conta.
Metido como sou, fui lá conferir e vejam só, o lugar é um paraíso para o velejo, escondido no município de Mostardas/RS como podem ver na foto abaixo (google):
Atualmente, este é o paraíso dos Kitesurfistas, que aproveitam bem a margem da lagoa. A parte mais funda, da cintura para cima, fica à disposição do Windsurf.
O local é ideal para velejos Slalon, Freeride e para aprender, pois o local é seguro, não possui correntezas e possui ondas pequenas.
Como é bastante próxima do mar, a lagoa possui uma boa média de ventos (nos meses entre Julho e Novembro venta mais), com predomínio dos ventos NNE, NE e E.
As águas são limpas e o local é bastante procurado no verão como balneário (não é à toa que o lugar é chamado de Lagoa Azul), no inverno, o local é deserto e fica à nossa disposição.
Existem pousadas no local, com diárias à partir de exorbitantes R$ 15,00 por pessoa!! e Campings ainda mais baratos.
Chegar a Bacopari é relativamente fácil. Para quem sai de Porto Alegre, é preciso se dirigir a Viamão, pela RS-040, até chegar a Capivari do Sul. Dali, pela BR-101, chega-se à localidade de Bacopari. Da BR-101, alcança-se a Lagoa Azul, por uma estrada vicinal, que se estende por cinco quilômetros (são aproximadamente 140 Kms de Porto Alegre).
Há poucas opções de restaurantes. Para passar o dia, prepare seu lanche ou vá à Lancheria Lagoa Azul.
O lugar é ideal para quem mora em Porto Alegre e redondezas, para passar o dia (indo cedo e retornando ao final da tarde).
O lugar vale a pena. Nos finais de semana que não estou em Rio Grande, na Quitéria, estou monitorando os ventos em Bacopari…
Abraços, bons ventos,
Guilherme Loponte
Comentários