Correto ajuste das alças na prancha

 

Detalhe muitas vezes esquecido ou subvalorizado, mas o correto posicionamento e ajuste das alças na prancha é importantíssimo, tanto para iniciantes como para velejadores intermediários e avançados.

 

Para os iniciantes: Quer aprender a colocar os pés nas alças? Primeira coisa – as alças devem estar corretamente posicionadas, preferencialmente em posição mais ao centro e à frente da prancha (para iniciar, procure portanto uma prancha que permita este ajuste), mas principalmente firmes e com seus parafusos de fixação bem apertados.

 

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Se já é difícil aprender a colocar os pés nas alças, pior será se estas estiverem frouxas e com tendência a inclinar pra frente, impedindo a entrada dos pés.

 

Para todos: Mostre seus dedos! Tenha certeza que seus pés tenham espaço suficiente. Todos os dedos dos pés devem estar visíveis para fora da alça, conferindo com este ajuste, maior controle e estabilidade ao velejador.

Alças muito apertadas trazem desconforto aos seus pés e dificuldade de controle ao velejo, principalmente em águas agitadas. Alças apertadas eram um antigo mito relacionado a slalom e speed.

 

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Distancia e posicionamento das alças: A posição das alças na prancha determina a postura do velejador e em função desta, a resposta e desempenho da prancha.

Para água agitadas (chop) e ventos muito fortes, as alças são posicionadas mais à frente e um pouco mais separadas resultando em maior controle. Em água lisas, as alças podem estar posicionadas mais para trás, porém ainda com bom afastamento entre elas.

A distancia entre as alças dianteira e traseira é determinada pela altura do velejador. Pessoas mais baixas posicionam as alças mais próximas uma da outra enquanto os mais altos, normalmente as utilizam mais afastadas. Simples assim.

Para pranchas orientadas a Freeride e Slalom, as alças são normalmente posicionadas o mais para fora e para trás possível. Se as alças estiverem posicionadas muito para dentro, o velejador não conseguirá colocar pressão suficiente na borda e na quilha. Desta forma o Power gerado pela vela, não será corretamente transferido para a prancha.


Na correta utilização e para o máximo desempenho, você deve sempre pressionar as pontas dos dedos dos pés sobre a prancha, transferindo seu peso para o centro da mesma, mantendo-a horizontal e portanto obtendo dela a melhor performance possível.

 Existe outro conceito equivocado que diz, uma vez encaixado e planando, você deve levantar os dedos do pé da frente. Isto além de transferir seu peso para o calcanhar (e portanto para a borda da prancha), no caso de velejo por muito tempo seguido (3 a 4 horas), fará você sentir grande fadiga no músculo tibial (aquele localizado à frente de sua canela). Porém esta técnica pode ser útil para melhorar a capacidade de orçar.

 

Finalmente, segue o link de um pequeno vídeo em que na parte final, sem motivo aparente e com água bastante lisa, decolo do nada. O que passou foi que em meus experimentos e para evitar o calcanhar batendo na água, girei o pé para um posicionamento mais longitudinal sobre a prancha. Com isto retirei pressão da borda, e quando a rajada entrou, simplesmente me fez decolar.

https://www.youtube.com/watch?v=k8wZIoJ4Npw

 

Bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

  

 

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