Velas Freeride

  

Fonte: internet

 

Freeriding no glossário de windsurf, é um termo muito genérico e se refere ao mais comum e acessível estilo de windsurf. Em termos gerais: Windsurf com foco na diversão, em qualquer condição ou situação que se apresente. Abrange desde o velejador iniciante, planando pela primeira vez, até o avançado quase beirando o velejo com equipamento de race em águas agitadas.

Do original em inglês, free = livre, riding = andar, cavalgar, correr, etc… Para um equipamento ser qualificado como freeride, deve portanto, ser capaz de oferecer uma performance o mais próxima possível do ilimitado. É uma mistura de todas as demais classes. Deve ser uma vela capaz de velejar em altas velocidades, levar você a planar o mais cedo possível, ter uma boa estabilidade na velocidade máxima, e ainda ser leve e manobrável o suficiente para garantir um bom jibe e transições. Uma vela que irá com certeza satisfazer tanto a iniciantes como velejadores avançados.

Mas existe vela assim? Sim. Porém muito difícil ou praticamente impossível é dizer qual é a melhor ou pior. Em se tratando de velocidade final, facilidade de planeio e controle no limite máximo, existem apenas pequenas diferenças que não são entretanto, suficientes para definir uma vela como melhor ou pior do que a outra.

As velas de freeride são muito sensíveis ao ajuste. Uma pequena variação de 2cm a mais no caçar a vela (na base – downhaul), pode transformar a mais lenta das velas na mais rápida, assim como a primeira a planar, ao ponto de ser a ultima a colocar você nesta condição.

Onde as velas de freeride diferem sim, é na sensibilidade do manuseio em suas mãos, e na relação entre velejo em linha reta em alta velocidade e manobrabilidade.

 

Por que comprar uma? São inúmeras as razões, mas aqui vai um resumo:

– Escape do termo “lixo tecnológico”. Segundo as próprias palavras de Robby Naish, existe muito lixo tecnológico neste esporte. Se sua paixão é freeriding, porque não manter tudo simples? Voce precisa realmente de cambers ou mais talas? Precisa?

– Facilidade na montagem. Sem cambers. Não precisa dizer mais nada.

– Grande range de vento. Estes tipos de velas normalmente levam você a planar tão rápido quanto, ou em alguns casos até mais rápido do que suas equivalente s com cambers.

– Boa velocidade final. Com uma boa prancha sob seus pés, muito poucas pessoas serão capazes de ultrapassá-lo se você tiver um bom nível de técnica.

– Manobrabilidade. Leves nas mãos e fáceis de controlar.

– Preço. Normalmente as velas freeride, por serem o produto de entrada da marca, tem um preço mais atrativo do que as demais “turbinadas”, top de linha.

– Divertidas. A frase “Monte e veleje” nunca foi mais apropriada.

 

Novamente: Na realidade o grande segredo das velas freeride é como você monta elas. A performance deste tipo de velas é drasticamente afetada pela maneira como você ajusta as mesmas. Monte elas bem ajustadas e não existirá reclamações de nenhum tipo a qualquer das velas disponíveis no mercado. Ajuste de forma incorreta e no mesmo instante você terá um desastre em mãos.

Algumas velas freeride, possuem um sistema visual de ajuste e regulagem (North Sails, Gun, Ezzy e Goya), que funciona perfeitamente e praticamente elimina o jogo de adivinhações na forma de ajustá-las. As demais velas do mercado, normalmente vem com um manual de instruções que ensina a forma correta de ajustar as mesmas. Leia-o.

 

Bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.