Ezzy Zephyr
Postei a uns 10 dias atrás um novo vídeo no youtube, com o titulo Ezzy Zephyr x JP X-Cite 120L. Recebi algumas perguntas do porque deste titulo e segue a explicação. Para quem conhece sabe que são os nomes/modelos de vela e prancha, porém decidi colocar desta forma por uma razão específica.
Joinville não é a melhor cidade do mundo para ventos. Nem mesmo do estado, pois Floripa e Ibira batem de longe as condições de velejo que temos aqui no norte de Santa Catarina. Então, para não perder viagem o jeito é ter na bagagem também uma vela grande pra não acabar perdendo velejo.
Mas sinceramente, cansei do peso das grandes velas e principalmente de lidar com cambers, que no momento em que quebram pela primeira vez, pode esquecer dos dias felizes que você teve com a vela.
Então fui procurar uma vela perto dos 8.0 e preferencialmente sem cambers. Após um pouco de pesquisa encontrei a Ezzy Zephyr. Concebida para ser uma vela One Design, possui 7.5m², sem cambers e com muito, mas muito power para ventos fracos. Nem parece uma vela sem cambers.
O detalhe desta vela é que foi originalmente criada para equipar os SUP nos dias de vento, pranchas muito longas e que deveriam permitir com uma única vela, velejar qualquer condição de vento. Ou então como opção de prancha, também os longboards que normalmente possuem a bolina central.
Pesquisei bastante na internet e não encontrei nada em relação ao uso desta vela em shortboards. A própria Ezzy me respondeu que poderiam surgir problemas de adaptação em função da retranca longa que a vela necessita, mas que poderia ser experimentado.
Resolvi comprar. E foi uma grata surpresa. A vela é muito boa. Normalmente estou planando com esta 7.5 quando outros velejadores estão com velas 8.0 a 8.5 num mesmo nível de desempenho. E sem cambers pra encher meu saco. Vela leve, mastro 4,60 e retranca até 2,30.
A única coisa que precisei fazer, talvez em função de meu estilo de velejo (78Kg, trapézio de cadeirinha com alças sempre muito longas) foi trocar a quilha por uma MFC modelo Liquid Pro 460.
Lógico que nem tudo é perfeito. Em função da esteira baixa, retranca longa e bastante inclinada para baixo, já me aconteceu de bater com a esteira da vela na água durante o planeio, e quando isto acontece durante o jibe, o susto inicial é grande. Com o tempo porém você se acostuma e aprende a lidar com estes inconvenientes. Porém o retorno proporcionado por uma vela pequena, sem cambers e com muito power para ventos fracos é altamente recompensador.
E a vela funciona também para ventos fortes. Já me aconteceu de estar velejando (totalmente over) mas ainda sob controle, e sair da água para baixar para uma 5.6.
Decidi portanto postar o vídeo. Vela Ezzy Zephyr sendo utilizada com uma shortboard JP X-Cite Ride 120 litros (2008) com muito bom resultado.
Segue o link do vídeo para aqueles que ainda não viram e tiverem curiosidade:
http://www.youtube.com/watch?v=wnOx6MLPPSE.
Bons Ventos a todos,
Carlos Jürgens
Comentários