Consumidores atuais tendem a ter um sentimento natural de que se alguma coisa é complicada ou difícil, então ela deve ser melhor que a outra que é simples.

E isto se aplica a tudo ao nosso redor. Tome como exemplo comida. Você pode realmente afirmar que um prato sofisticado num dos bons restaurantes de sua cidade é mais saboroso que um bom sanduba servido no bar mais próximo após um dia frio de velejo? Provavelmente não.

Empiricamente, simplicidade é a chave para a felicidade. Mantenha as coisas simples e elas geralmente funcionam bem. Complique elas, e mesmo com a melhor das intenções e muita técnica aplicada, cedo ou tarde elas acabarão desapontando.

Mas o que tudo isto tem a ver com velas de windsurf? Bem, muitas pessoas decidem por velas com cambers porque estão a procura de novos desafios. Eles querem ir mais rápido e serem capazes de suportar uma vela maior com ventos mais fortes. Enquanto as velas sem cambers possuem muitos pontos fortes e virtudes em relação às com camber, não existe duvida de que os cambers oferecem uma sensação de fluidez, estabilidade e velocidade que as rotativas (nome das velas sem cambers – rotationals) simplesmente não conseguem igualar.

Uma vez que você tomou a decisão de ingressar no mundo dos cambers, você precisa decidir a que profundidade você quer ir. Olhando para a maioria dos fabricantes de velas, praticamente todos possuem suas velas de corrida com mangas enormes e normalmente de 4 a 5 cambers. Um modelo abaixo e a manga diminui um pouco e o numero de cambers normalmente diminui para 3 ou 4. E então, vem as velas de entrada das marcas, normalmente com 02 cambers, as chamadas Twin-cam.

É muito fácil ser seduzido pela ideia de uma vela de competição, afinal quem não gostaria de ser o mais rápido entre os colegas de velejo? Entretanto existem alguns pontos que devem ser considerados nesta decisão…

Montagem da vela: Cambers são sempre uma etapa a mais na montagem de uma vela de windsurf. Voce gostaria de ter 5 deles e uma manga super larga para lidar?

Peso: Sem nenhuma duvida velas com cambers serão sempre mais pesadas que as sem, devido ao acréscimo de componentes. Portanto mais cambers, mais peso.

Facilidade de uso: Velas com cambers não são apenas mais pesadas. Elas possuem também uma manga larga e o sistema de rotação dos cambers que necessitam de vento para funcionar bem. Neste caso, as Twin-cams são muito mais manuseáveis e ainda oferecem muitos dos benefícios inerentes aos cambers.

Neste ponto gostaria de acrescentar uma lição aprendida com meu amigo Caio. Velas com manga larga e muitos cambers funcionam bem para velejadores que conseguem manter elas secas, ou seja, velejam sem grandes riscos de quedas e que sejam eficientes nos jibes. Porque? Experimente levantar da água pelo puxão uma vela com manga larga e cheia de água para ver quanto de sua energia vai junto com a operação. Experimente fazer isto a cada jibe que você erra e deixa a vela cair e verá quanto tempo você aguenta na água em comparação se estivesse utilizando uma vela mais simples tipo Twin-cam ou Rotacional.

Habilidade: Não chega a ser uma questão de ser bom suficiente para velejar uma vela de corrida, e sim uma questão de ser bom o suficiente para extrair todos os benefícios de uma vela destas. E para ser brutalmente honesto, a grande maioria das pessoas não são.

Você precisa de 1 a 2 metros mais de pano do que normalmente utilizaria em outro estilo de velejo. Precisa ainda de uma prancha dedicada a slalom e uma quilha adequada para fazer par com a vela. Isto sem falar na habilidade para segurar todo este power e levar todo o conjunto ao limite do controle. Se você não estiver confiante a este respeito, então você irá provavelmente tirar mais proveito de uma Twin-cam ou Rotacional.

E então, inevitavelmente chegaremos ao belo sanduba das velas de windsurf – as Twin-cam ou velas de entrada das marcas para velas com camber. Elas não conseguem oferecer o glamour, status e promessa do most de uma vela de corrida, mas para a maioria das pessoas com certeza trará muito mais diversão (e com isto, performance).

Materia extraída de: http://www.boardseekermag.com/windsurfing-equipment-tests/2011/7m-sails-intro-2011.html

Abraço a todos e Bons Ventos,

Carlos Jürgens

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.