Kit trapezio

Esta materia foi solicitada pelo meu amigo Cardoso e sinceramente me surpreendi com a qualidade do material que encontrei. Segue a materia:

Ajuste do trapézio

Antes de ingressarmos no mundo do Kit trapézio (alças fixadas na retranca), tipos, comprimentos, ajustes e posição, daremos uma rapida olhada nos trapézios propriamente ditos.

Tipos de trapézio: Este é um assunto que geralmente gera debates sobre qual tipo é melhor: Cadeirinha (seat) ou Cintura (waist). A única verdade é que ambos são muito bons, dependendo basicamente do velejador e o estilo de velejo que ele pretende desempenhar.

Em resumo. Se voce é o tipo de velejador que gosta de “sentar” para transferir o poder durante o velejo (mais orientado para slalom), então o trapézio correto para voce é o do tipo cadeirinha.

Se voce prefere uma posição mais favorável a manobras ao invés de domar um monte de potencia, então seu trapézio é o de cintura. Mais utilizado para free style e wave.

É obvio que existem lacunas aí no meio. Conheço diversos velejadores que possuem um estilo mais “em pé” no posicionamento em velejo de slalom e preferem o trapezio de cintura, assim como aquele velejador de onda, sem ser radical nas manobras mas que gosta de um saltinho ou outro e que veleja com cadeirinha. O importante é voce testar as opções e velejar com aquele que lhe traga mais conforto e onde voce se sinta mais à vontade na utilização.

Importante também é não se deixar levar pela opinião dos demais e sim procurar privilegiar seu bem estar e conforto. Por exemplo, velejar com trapezio de cintura e sentar neste trapezio poderá fazer a barra do trapézio deslocar para cima a machucar as costelas. Da mesma forma, velejar com cadeirinha e não sentar na mesma, poderá trazer desconforto na região da coluna.

Finalmente atentar para o tamanho do trapezio(P/M/G/GG). A barra deverá estar bem fixa ao conjunto e não deverá se mover demasiado quando ajustada ao corpo.

Ajuste do kit trapézio

Ajustar corretamente o kit trapezio envolve alguns detalhes importantes: Tipo de alças, posição na retranca e comprimento das mesmas.

Tipo de alças. Existem 02 tipos principais de alças: As ajustáveis e as fixas.

As ajustáveis são muito uteis para velejadores que ainda não definiram corretamente qual comprimento de alças melhor se ajusta ao seu estilo, ou então para velejadores mais experimentados que querem propositalmente ter a opção de alongar ou encurtar seu kit.

Se voce está bem seguro de seu estilo e posição de velejo, então as alças fixas são uma boa opção. Os comprimentos mais comumente usados em alças fixas são 24, 26 e 28 cm.

Porém ambas (ajustáveis e fixas) funcionam muito bem. O importante é que as alças tenham firmeza (rigidez). Elas precisam ter uma cobertura plastica para dar a forma às alças e facilitar o engate, e de quebra aumentar a vida util protegendo os cabos da ação do tempo e sol. Fazer suas próprias alças pode não funcionar corretamente e quando voce menos espera pode ter surpresas desagradáveis.

Posição do kit. Muito importante é posicionar corretamente as alças na retranca para conseguir a melhor performance e conforto possíveis em seu velejo. Infelizmente não existe uma fórmula mágica para esta regulagem (apesar das inumeras tentativas e esquemas existentes), mesmo porque uma regulagem diferente na vela já pode influenciar na posição das alças.

Importante é tentar em terra e antes do velejo posicionar o kit na melhor posição possível (marcas na retranca, gravar a posição conforme a vela utilizada, etc…), e quando estiver velejando, realizar na primeira oportunidade a regulagem e correção necessárias.

A regra é simples. Se no velejo voce estiver fazendo muita força com a mão posicionada à frente na retranca, o kit trapézio deverá ser deslocado para frente. Se a mão que está fazendo muita força é a de trás, então seu kit deverá ser reposicionado mais para trás.

Quanto? Tente mover de 1 a 2 cm por vez até chegar a um ponto de equilíbrio em que voce se sente confortável no velejo. Na prática, bem posicionado no equipamento, planando e com um vento bem constante (não vá fazer na rajada), o velejador deve conseguir retirar as 02 mãos por um breve instante da retranca e seguir velejando sem alterar o rumo ou perdendo o controle da vela.

Dicas importantes: A distancia correta entre os dois pontos de fixação das alças na retranca é de aprox. um palmo. As alças deverão ser bem ajustadas à retranca, porém de forma que ainda seja possível com algum esforço deslocá-las afim de encontrar sua melhor posição.

Comprimento das alças. Este foi um dos pontos que mais me chamou a atenção na matéria. Eu podia jurar que era o contrário.

Independente das alças serem reguláveis ou fixas a regra é: alças curtas para trapézio tipo cadeirinha e alças longas para trapézio de cintura. Para ser claro, o que importa não é a altura do gancho e sim a altura dos quadris.

Quando voce usa a cadeirinha, voce senta no trapezio e naturalmente seus quadris estarão em posição baixa. Ao usar o trapézio de cintura, voce usa seu corpo todo para encaixar nas alças e em consequencia seus quadris estarão naturalmente altos.

Veja o esquema abaixo em "Mais fotos" e será fácil entender. Na realidade com o planeio, altera a posição do rig fazendo o comprimento das alças curtas alcançarem facilmente o gancho da cadeirinha, enquanto num trapézio de cintura o comprimento das alças seria praticamente determinado pelos braços e posição do corpo do velejador.

Alças longas para cadeirinha, o velejador estará constantemente batendo com a bunda na água, então as alças deverão ser mais curtas para trazer seus quadris mais para cima. Com alças muito curtas no uso do trapézio de cintura, voce se posicionará muito perto do rig (conjunto da vela) e correrá um perigo real de tomar uma catapulta pois seu espaço de reação é muito pequeno. Neste caso voce precisará de alças mais longas para melhorar o controle e conseguir extrair o melhor de seu equipamento.

Para trapézio de cintura o ideal é que o comprimento das alças corresponda aproximadamente ao velejador posicionado no rig com os braços próximos de esticados.

Novamente, todo este material é uma linha geral a ser seguida mas existem exceções. Muitos velejadores de ondas e mesmo de slalom preferem alças longas, pois melhoram o tempo de reação às rajadas e permitem o uso da retranca mais alta para aumentar o power da vela.

É isto. Bons Ventos a todos,

Carlos Jürgens

Fonte: http://www.pritchardwindsurfing.com/harness-line-lengths-for-you/

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