DICAS DA JP

Tive acesso a alguns dias atrás ao manual do proprietário de uma prancha Free Style Wave da JP e encontrei uma serie de informações importantes, a maior parte já conhecidas (mas que sempre vale a pena relembrar) e algumas novidades. Seguem apenas os pontos importantes:

Cuidados no manuseio e manutenção:

– Sempre proteja sua prancha do Sol quando não estiver em uso. A exposição ao Sol irá causar uma descoloração dela.

– Não guarde sua prancha molhada numa capa fechada por um período prolongado. Poderão vir a ocorrer pequenas bolhas na superfície da prancha (além do mau cheiro nas alças – nota do tradutor).

– Parafuse firmemente as alças mas não ultrapasse o limite (para não espanar a rosca). Em função das cargas a que estão sujeitas as alças, verifique regularmente o aperto delas.

– Esteja 100% seguro de que não exista areia no encaixe da quilha antes de instalá-la ao local.

– Dependendo da condição da água em que você estiver velejando, pode ocorrer das bordas e fundo da prancha começarem a amarelar. Isto ocorre em função da água (poluição, iodo, etc…) e não representa desgaste da cor da prancha, podendo ser facilmente removido com a aplicação de cera polidora automotiva.

Valvula de pressão. O pequeno parafuso atrás do rasgo de encaixe do mastro tem a função de compensar diferenças de pressão dentro e fora da prancha (normalmente em função de temperatura). Feche a valvula para velejar e a mantenha aberta nas demais situações.

Muito importante – Tenha certeza de que a válvula está aberta quando despachar a prancha por avião.

Mantenha armazenada e transporte sua prancha sempre seca dentro de um bag apropriado de forma a prevenir exposição desnecessária ao Sol, riscos e pequenos tecos.

Guia de ajustes (Tuning Guide):

Posição do mastro

A posição ideal de fixação do mastro é no centro do canal. No caso de necessidade de alteração da performance da prancha, mova o pé-de-mastro em pequenos ajustes (2-3 cm) para frente ou para trás, saia novamente para velejar e entenda os resultados alcançados.

Movendo o pé-de-mastro para a frente, aumenta o controle. Bastante usado para águas muito agitadas (marolas), ventos muito fortes (alta velocidade), para conforto e para planar mais cedo.

Movendo o pé-de-mastro para trás, a prancha fica mais solta. Efeitos: curvas/batidas acentuadas, resposta rápida em manobras, alta velocidade (quando em controle), velejo solto e grande sensibilidade.

Quilha

Apesar das pranchas serem fornecidas com uma quilha otimizada para a melhor performance da prancha em seu range de uso, ocorre de às vezes quilhas maiores ou menores fazerem um trabalho melhor, dependendo logicamente de tamanho da vela, estilo pessoal, nível de velejo, condições do vento e da água, etc…

QUILHA GRANDE – Positivo: Facilidade para planar, orçar e conforto (para ventos fracos).

QUILHA GRANDE – Negativo: Controle (quando sobre-velado), velocidade final, manobras.

QUILHA PEQUENA – Positivo: Controle e conforto, velocidade final, curvas e manobras fechadas, sensibilidade e velocidade na resposta.

QUILHA PEQUENA – Negativo: Dificuldade em começar a planar, orçar e spin out (ventos fracos).

Posição das alças

– Para velejo orientado a alta performance em freeride, velejadores de nível avançado usam as alças na posição externa.

– Para manobras, Freestyle, aprendizado ou uso diversificado, é usada a posição mais central de alças, com apenas uma alça para o pé traseiro.

Em qual furo fixar as alças? Contando da rabeta para a frente da prancha:

Furos 1: Direto > Velocidade, manobras mais radicais.

Furos 2: Recomendado > Melhor performance generalizada.

Furos 3: Facilitado > Performance controlada.

Furos 4: Reserva > Fácil controle.

Os furos 2 são os recomendados como standard ou genericamente a melhor posição de fixação das alças, porém o estilo pessoal, preferências e sensibilidade de cada um são muito importantes.

Mova as alças para trás para aumentar a performance e soltar a prancha, manobrar com mais agressividade e precisão.

Mova as alças para a frente para facilitar o planeio (velejador passivo), melhorar o controle, facilitar o jibe controlado e para um velejo mais tranquilo (em ventos fortes e marolas).

Se você quiser alterar a performance movendo as alças, sempre mexa nas duas (dianteira e traseira).

Espero que as dicas tenham ajudado. Valeu Caio pelo material fornecido.

Bons Ventos a todos,

Carlos

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.