Dica para ondas
No Boardseeker News desta semana saiu uma dica muito importante para todos os windsurfistas que se aventuram nas ondas, ou precisam passar por elas para velejar em águas mais profundas. Segue o link:
http://www.boardseekermag.com/features/technique/wave-tips-with-ben-proffitt.html
Na realidade diz respeito ao dano que pode ser ocasionado (e como evitar) ao seu rig (velas, mastro, retranca) quando ele estiver caído na água em posição com ondas quebrando.
Se a vela estiver caída flat na água, e uma onda quebrar sobre a mesma, será exercida uma pressão muito grande e instantânea sobre os painéis da vela, que normalmente acabam rasgando. Isto quando não ocorre de a ponta do mastro trancar no fundo e a pressão da água acabar quebrando ele.
Existe uma técnica que ajuda a prevenir o dano. Mantenha sua prancha com o bico apontado para as ondas e o mastro para a frente do rig, praticamente alinhado (paralelo) com a onda que está vindo. Um pouco antes da onda atingir você e seu material, empurre o mastro para o fundo, colocando seu peso sobre o mesmo e com uma das mãos, segure na retranca para estabilizar o conjunto.
Com isto, seu rig irá mergulhar em frente à onda e praticamente só o final da retranca vai ficar de fora da água. Esta ação impede que a força da onda que está quebrando atinja seu rig de forma homogênea, em função dele não estar chapado sobre a água. A água irá atingir e fluir gradativamente pelo material em função da posição mergulhada que o rig se encontra, descarregando sua energia de forma não instantânea.
Para quem surfa ou já surfou, vai entender o princípio, pensando no peixinho que o surfista precisa dar para atravessar a rebentação. Na verdade, o mesmo movimento rotativo da água na parte superior da onda (aquela que está visível aos olhos), ocorre também sob a água só que em sentido inverso.
Quando você afunda o mastro na ação acima descrita, não está fazendo nada mais do que dar um peixinho com sua vela na onda. Ou seja, está aproveitando o fluxo da água na parte inferior da onda para passar sob ela.
Passado o sufoco, trate de imediatamente levantar e sair do local. Dá-lhe water start. Em “Mais fotos” abaixo, pode ser vista a sequencia em tamanho maior. Basta clicar na imagem.
Abraço a todos e bons ventos,
Carlos Jürgens
Comentários