Uma das primeiras coisas que um pretendente a velejador deve aprender é como montar seu equipamento. Fixar a quilha e o pé-de-mastro é relativamente fácil, porém não se iludam: a posição do pé-de-mastro pode mudar radicalmente o desempenho de seu velejo, mas este é assunto para adiante.
Como montar corretamente sua vela? O esquema destacado na página principal (que pode ser solicitada em tamanho maior para impressão pelo email [email protected]), mostra passo a passo o procedimento para vela sem camber. A montagem de vela com camber muda muito pouco em relação à sequencia descrita a seguir e poderá também ser tratada no futuro.
1) Desenrole e abra sua vela. IMPORTANTE: Voce deverá estar de costas para o vento, posicionado na base da vela e com a manga da vela à sua direita (posição starboard tack) ligeiramente inclinada contra o vento que bate em suas costas. Esta posição é muito importante ser bem memorizada, pois é com a vela nesta posição que ela deverá ser montada, manuseada e transportada até a água e mesmo deitada na praia em caso de uma pausa no velejo. No caso de pausa, preferencialmente com a vela fixada à prancha.
2) Insira o mastro na manga da vela.
3) Com a mão esquerda empurrando o mastro para dentro da manga, com a direita procure “enrugar” o material da vela, de forma a facilitar a inserção do mastro.
4) Verifique se o mastro foi inserido completamente até o topo da vela. Para esta verificação muitas vezes deve-se inserir o dedo na abertura ao lado do copinho de batente do topo de mastro para se certificar de que o mastro realmente chegou até seu limite.
5) Ajuste a medida de sua extensão conforme solicitado pela vela e insira na base do mastro.
6) Com a extensão já inserida no mastro, passe os cabos enquanto simultaneamente já se inicia a caçar a vela em sua base. A passagem correta dos cabos foi tratado na matéria da semana passada e deve-se ter em mente de evitar cruzar os cabos.
7) Regular a abertura da retranca e posicioná-la corretamente no conjunto. Como dica para a correta posição, pode ser usada a abertura dos braços conforme demonstrado.
8) Travar a retranca ao mastro. Caso esteja utilizando mastro RDM (ou skinny ou de diâmetro reduzido), não esquecer de utilizar a luva espaçadora apropriada.
9) Vá ao nr. 10.
10) Passe o cabo da retranca pelo olhal da vela (no caso de 02 olhais, use o superior para vento mais fraco e o inferior para ventos mais fortes).
11) Caso necessário ajuste novamente o comprimento da retranca e em seguida cace a vela. Vela mais caçada para ventos fortes. Vela menos caçada para ventos mais fracos.
12) Caso necessário, regule a tensão das talas. Atenção: Caso você seja iniciante, deixe esta etapa de lado e procure informações com alguém mais experiente. Normalmente não é necessário ajustes nas talas uma vez que tenham sido corretamente reguladas de fábrica ou por alguma pessoa mais expert.
13) Ajuste fino: Se avelã estiver enrugada no sentido do comprimento, deve ser dado mais tensão na retranca (ou soltado um pouco da tensão na base).
14) Caso o enrugado esteja no sentido transversal, provavelmente a vela deverá ser mais caçada em sua base.
A vela corretamente montada deve estar caçada em sua base de forma que os 02 painéis superiores da vela fiquem um pouco caídos (para propiciar o escape do vento).
De forma geral, pode-se dizer que para ventos fortes, a vela deve estar mais caçada na base e mais painéis devem ficar caídos. Para ventos mais fracos, caçar menos na base aumentando a área de pressão (power) da vela.
Da mesma forma, a parte de power da vela é próximo da retranca, então vela mais caçada na retranca diminui seu power e permite um velejo mais tranqüilo em ventos fortes, valendo o contrario para ventos mais fracos.
Bom proveito e bons ventos a todos nas informações passadas.
Abraço,
Carlos Jürgens
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