O windsurf é uma atividade física que desenvolve muito a resistência muscular. São trabalhados os músculos das pernas, braços e costas. É importante que o iniciante seja orientado numa primeira fase, para não gerar desequilíbrios musculares, nem criar vícios, que se tornam muito difíceis de perder. O aquecimento antes da entrada é fundamental.
– Benefícios do windsurf:
Aprimoramento do condicionamento físico
Melhoria da qualidade de vida.
Contato com a natureza.
Melhora da respiração e da atenção.
– Riscos/cuidados do windsurf:
Usar bastante protetor solar, pois o windsurfista fica muito exposto ao sol.
Saber nadar.
Alongar-se bastante antes de entrar na água, para evitar distensões musculares e cãibras.
Apesar de não serem comuns, podem ocorrer alguns tipos de lesões, principalmente nos pés e nas pernas. Torções, fraturas e cortes são os que acontecem com maior freqüência.
Exige uma enorme precisão, devido à velocidade da prancha sobre as ondas.
– Principais grupamentos musculares utilizados no windsurf:
Braços.
Coxas.
Glúteos.
– Dicas para um melhor rendimento físico no windsurf:
Windsurf requer bastante equilíbrio para que você possa passar mais tempo em cima da prancha e, conseqüentemente, terá mais tempo para aprimorar o seu rendimento físico.
Fazer exercícios para aumentar sua flexibilidade é muito importante. Além de melhorar sua performance, vai ajudar a prevenir lesões.
É um esporte em que prevalece mais a técnica do que a força física. Para velejar melhor procure apurar suas técnicas, em vez de tentar aprimorar a força. A utilização de força desnecessária pode forçar demais articulações e músculos.
Comentários