3 segredos para o Duck Jibe
Acredite ou não. O duck jibe é mais fácil que o jibe regular.
Nota pessoal: Ao menos é o que dizem todas as matérias sobre o assunto. Minha opinião: Não é mais fácil. O que ocorre é que a pessoa que pretende aprender o duck jibe, já domina o jibe normal e por esta razão aparenta ser mais fácil. Como é um jibe que deve ser feito planando, não acredito que um iniciante no jibe aprenda mais facilmente esta manobra que a normal.
Mas vamos lá. Inicie a manobra exatamente da mesma maneira que o jibe planando normal, mantendo-se paralelo às marolas, com o trapézio já desenganchado e literalmente “pendurado” na retranca, para manter toda a velocidade e controle possíveis.
Retire seu pé da alça de trás e o posicione na borda oposta da prancha. Neste momento você começará a curva. Permita que a vela o puxe, até seu peso ser depositado sobre a ponta dos pés, começando a cavada.
Mantenha os joelhos dobrados e seus quadris para a frente, sem girar a cabeça e os ombros para dentro da curva – permanecer olhando para a frente na direção de saída que você pretende seguir.
- Duck (virar a vela) cedo: Quando se deve virar a vela? Realizar o movimento de mudar o lado da vela (ducking) cedo, ou ao menos no momento em que iniciar a “cavada” downwind (arribado), será sempre a melhor aposta. Para a maioria de velejadores, quando se pensa quando deveria ser realizada a manobra, o jibe já acabou. Realizar o ducking cedo, permite à vela se posicionar para o vento aparente numa posição tal que será fácil a ela virar para o novo lado.
- Trabalho perfeito de mãos: Vire a vela deslizando sua mão traseira uns 02 palmos para trás, então solte sua mão da frente e cruze a mesma sobre a de trás. Permita que o mastro incline para a frente e arribado. Em seguida “jogue” a vela pela frente de seus ombros contra o vento. Este movimento deve ser o suficiente para que a vela se encha de vento, de forma a permitir que sua nova mão frontal pegue na retranca logo em frente ao ponto de equilíbrio (alças do kit trapézio) no novo lado de velejo. Se você pegar na retranca muito atrás, será obrigado a realizar o “mais rápido trabalho de mãos de sua vida”, através da retranca para tentar salvar a manobra.
- Olhe para a saída da manobra: Uma vez posicionado no novo lado da retranca, pode se tornar difícil seguir cavando. Então olhe para a frente no ponto de saída da curva de maneira a permitir que você siga focado em para onde você está indo. Não mude a base de seus pés ainda. Mantenha sua cabeça e costas eretas, de forma a não permitir que o peso da vela o puxe para baixo. E não se deite para trás, pois a prancha irá parar de cavar.
Finalmente você pode trocar a base de seus pés na saída no jibe. Sem pânico. Descarregue seu peso na retranca deslocando-se para a frente e verifique seu desempenho até o momento. Você ainda está planando? Tenha cuidado para não caçar demasiado a vela ou depositar muito peso nos seus pés na hora de mudar a base e sair novamente velejando.
Eu ainda estou para aprender o duck jibe. O texto original inicia dizendo que após a leitura do mesmo, você estaria apto a apostar com seus amigos que seria capaz de realizar a manobra de primeira. Alguém acredita? Eu com certeza tentarei. Comentários são bem vindos.
O texto original foi escrito por Meredith Robert para a revista Windsport. Ela ensina windsurf na ABK Board-Sports, e na época da matéria (não sei atualmente) era patrocinada pela Fanatic e North.
Bons ventos a todos,
Carlos Jürgens
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