3 Dicas para seguir planando entre as rajadas
 

Em condições de vento rajado, existem diversas materias que dão dicas de como fazer para segurar a vela na condição de vento maximo, mas e o que fazer para manter o planeio entre as rajadas?

Durante competições de windsurfistas profissionais, também ocorre este tipo de condição de vento, e na ultima etapa da IFCA Slalom Worlds que se realizou no Arquipélago dos Açores nos primeiros dias de maio de 2014, o editor do site www.boardseekermag.com, realizou uma breve entrevista com o Multi-campeão Mundial na categoria Youth, Amado Vrieswijk, para que desse suas dicas de como se sustentar planando entre as rajadas.

 

Top Tips

 

Considerando o vento fraco que tiveram no terceiro dia de competições e o conhecimento e habilidade que Amado possui nas técnicas de Freestyle, o editor tinha pleno conhecimento que a técnica de planeio antecipado deste velejador estava entre as melhores do mundo. Fizeram então a pergunta a ele sobre as suas 3 dicas principais para seguir planando entre as rajadas. Veja a seguir:

1 – Se posicione ereto, com braços e pernas esticados. Mantenha a vela próxima a você e mantenha ela alta (em pé), para obter o máximo power do vento.

2 – Tente colocar pressão na quilha o mais constante possível. Evite colocar demais para evitar o spinout e de menos para não ter o poder de erguer e direcionar a prancha. Este é um ponto a ser praticado.

3 – Finalmente, não se mova demasiado quando velejando em águas lisas, pois seu movimento pode prejudicar sua velocidade, planeio e estabilidade da prancha.
 

 

É claro. A movimentação excessiva irá alterar o ponto de aplicação do peso do velejador sobre a prancha e em consequência vem os prejuízos descritos acima.

Eu, particularmente, acrescentaria ainda a tentativa de usar alças mais longas no kit trapézio. Além de manter boa pressão na quilha, com alças mais longas no kit trapézio, você necessariamente deverá deslocar seu corpo para a frente para que consiga manter o corpo e vela o mais próximos possíveis (alças do kit esticadas).

Este peso deslocado para a frente, ajuda a seguir com o peso do velejador e rig agindo no centro da prancha, em consequência a prancha segue plananando, com menos chance de afundar a rabeta e perder a velocidade.

 

Espero que as dicas ajudem. Bons Ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

 

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.