Os mitos do windsurf
O windsurf é um dos mais excitantes esportes que existem, combinando a adrenalina do surf com a tranquilidade do velejar. Pode ser praticado solo para encontrar sua Paz de Espírito ou aproveitar a camaradagem de uma raia crowdeada mas aberta a novos esportistas.
Nenhum outro esporte (hoje talvez o Kitesurf) pode lhe dar a mesma sensação de deslizar sem esforço sobre a água limpa e aberta, e ao mesmo tempo lhe transmitir a sensação de adrenalina e prazer que o mesmo lhe oferece. É o esporte perfeito.
Mas existem alguns mitos construídos em cima do assunto e nesta matéria vamos esclarecer alguns deles:
- Algumas pessoas dizem que o windsurf é difícil de aprender. A verdade é que nada poderia estar mais distante da verdade. A única vez que windsurf é difícil de aprender é quando as pessoas tentam aprender com o equipamento errado ou em condições erradas (ondas, ventos muito fortes, etc…). Com o equipamento correto, a maioria das pessoas tem condições plenas de em apenas duas horas já estar indo e voltando.
Para esclarecer: Eu mesmo sou um dos que costumo dizer aos meus amigos que é um esporte difícil de aprender. Na verdade ele precisa de muita determinação e paciência. Uma coisa é aprender o básico de ir e voltar, e outra é velejar em alto nível e executar as diferentes manobras. Tudo irá depender de seu objetivo com o esporte.
- Outros dizem que você precisa ser forte para windsurfar. A verdade é que neste ponto o windsurf é como o golf. Colocar força na atividade irá levá-lo a lugar nenhum. É um esporte de muita técnica, onde uma mulher de apenas 40Kg pode velejar tão facilmente e tão bem quanto (se não até melhor) que um homem com o dobro de seu peso.
- Esta afirmação leva ao próximo mito – que o windsurf é um esporte masculino. Lembre que é um esporte de técnica e não de força. Basta verificar nas revistas especializadas (em nosso caso, infelizmente todas importadas), a quantidade de mulheres que velejam e curtem o esporte.
Jim Drake (velejador) e Hoyle Schweitzer (surfista) são reconhecidos como os pais do windsurf moderno. Na realidade a invenção do windsurf se deve mesmo ao casal Newman & Naomi Darby. E o que poucos sabem ou se atentam é que a primeira foto de alguém posicionado sobre um equipamento de windsurf é justamente da mulher, Naomi. Ponto para as mulheres.
- Talvez você diga que é um esporte caro. A verdade é que pode ser. Mas pode também ser relativamente barato. Com um valor em torno dos R$ 2.000,00 é possível montar hoje um kit básico (usado) e começar a velejar. Deste ponto em diante, não existem taxas para upgrades e nem multas de registro. E o vento é free!
- Ou então você pode pensar que é necessário ser jovem e atlético para o windsurf. Mentira. Ok, muitos velejadores aparentam bom condicionamento físico, mesmo porque este esporte pode ser um excelente exercício dependendo do nível em que for praticado, porém windsurfistas existem em todos os biotipos e idades. Neste aspecto basta verificar alguns dos velejadores do Windville que já chegaram na casa dos 60 anos.
Então vamos todos aproveitar os Bons Ventos e velejar muito.
Abraço a todos,
Carlos Jürgens
Comentários