Windsurfistas possuem uma terceira perna!

 

Para aprendizes e pessoas que desconhecem as técnicas do esporte, o pensamento mais comum ao olhar uma prancha de windsurf com aquelas alças na extremidade final da mesma é: Como é possível colocar os 2 pés nestas alças sem que a rabeta da prancha afunde?

E uma vez que já está velejando, como evitar aquele bico de prancha levantado na hora que aumenta a velocidade, movimentando de um lado pro outro, parecendo um abano sem fim?

A resposta é simples: Todo velejador de windsurf possui uma terceira perna. É o pé de mastro.

Falhar na transferência do peso ao centro da prancha pelo pé de mastro, através do conjunto retranca/mastro, é a causa normal dos problemas acima relatados.

Quando você compara uma prancha de windsurf a uma de surf ou de kite, entende imediatamente a razão para as alças tão para trás. É porque a base do mastro exerce esta função de pé frontal.

 

""

 

Muitas pessoas perguntam: Como faço para planar mais facilmente? A resposta está na técnica e a mais importante parte desta técnica é Pressão no Pé de Mastro (MFP – Mast Foot Pressure).

MFP é o que dá à prancha o sinal verde para baixar o bico e seguir planando. Sem isto, você jamais ganhará controle sobre sua prancha e será capaz de velejar de windsurf com alta performance.

Alguns procedimentos devem ser adotados, antes ainda de entrar na água. Ajustar corretamente seu rig para seu peso e altura, condições de vento e água, são super importantes. Para mais detalhes sobre regulagens de vela, temos diversas matérias neste mesmo site. Procure por elas.

Falando um pouco sobre pranchas, procure sempre usar pranchas não muito pequenas (Isto em se referindo a planar cedo). Ou então, caso não possua prancha maior, procure substituir a quilha por uma maior. Alças posicionadas mais à frente também ajudarão a planar mais cedo (Ajuda a tirar o peso da rabeta da prancha). Logicamente irá depender da condição de vento. Com ventos muito fortes, quanto mais para trás o posicionamento sobre a prancha, melhor para controle e velocidade.

Preste atenção no que os velejadores mais experientes fazem. Converse com eles. A maioria é bastante acessível para ajuda e orientação.

Ajustar a altura da retranca não inferior a pelo menos a altura de seus ombros. Muitos velejadores utilizam a retranca ajustada muito baixa e nunca chegam realmente a desfrutar de toda a magia de um equipo bem ajustado (e com o máximo desempenho) enquanto velejam. Retranca muito baixa, leva você ao péssimo hábito de alças de kit trapézio muito curtas, o que por sua vez reduz a MFP.

Reclamações normais para os que insistem em alças curtas é que a ponta da retranca está batendo na água ou que o esforço nos braços é demasiado. Na maior parte do tempo, o que realmente acontece é que eles estão posicionando (puxando) o rig completo muito para trás (contra o vento) e segurando tudo nos braços ao invés de deixar o trapézio fazer seu serviço.

 

""

 

Quando o trapézio executa sua função, seu peso pendurado no trapézio faz o que precisa fazer, ou seja, gerar MFP! Quando tudo está corretamente ajustado, você nem irá pensar em pressão no pé de mastro. Ela simplesmente acontece, como mágica. De repente você e sua prancha estarão desenvolvendo como uma unidade, conectados ao vento. Você poderá finalmente respirar, sorrir e tocar o piano enquanto estiver voando sobre as águas…

 

Fonte: http://pritchardwindsurfing.com/how-to-get-planing-on-your-windsurfer/

 

Bons ventos a todos,

 

Carlos Jürgens

  

 

Comentários

Deixe um comentário

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.